Aneel anuncia conta de luz mais cara a partir de junho

A alteraรงรฃo tarifรกria ocorre em meio a uma seca histรณrica na regiรฃo das hidrelรฉtricas

dano moral a consumidor de energia

Ferreira Gabriel

Publicado em: 29/05/2021 ร s 13:42 | Atualizado em: 29/05/2021 ร s 13:42

A Agรชncia Nacional de Energia Elรฉtrica (Aneel) anunciou nesta sexta-feira (28) que vai acionar a bandeira vermelha 2. Dessa forma, a conta de luz fica mais cara a partir de junho.

A alteraรงรฃo tarifรกria ocorre em meio a uma seca histรณrica na regiรฃo das hidrelรฉtricas. A bandeira de maio รฉ a vermelha 1.

A bandeira vermelha 2 รฉ a mais cara das tarifas extras, e representa  uma cobranรงa adicional de R$ 6,24 para cada 100 kWh consumidos.

A mudanรงa vem num momento em que os principais reservatรณrios de รกgua no paรญs estรฃo num nรญvel crรญtico, devido ร  falta de chuvas.

Portanto, esse cenรกrio faz com que o governo tenha que recorrer a usinas tรฉrmicas, que tรชm um custo maior de geraรงรฃo.

O custo extra รฉ repassado aos consumidores finais por meio da mudanรงa da bandeira tarifรกria.ย 

A previsรฃo de tรฉcnicos do setor รฉ que as cobranรงas adicionais devem continuar atรฉ o final do ano, por conta do cenรกrio climรกtico.

O Ministรฉrio de Minas e Energia disse nesta sexta queย ainda nรฃo planeja acionarย as tรฉrmicasย do programa emergencial, que seriam usadas para poupar a รกgua acumulada nos reservatรณrios. A pasta disse, porรฉm, que tem buscado ampliar a oferta de energia no Brasil.

Leia mais no site da CNN Brasil

Leia mais

Conta de luz no Amazonas nรฃo terรก reajuste apรณs aprovaรงรฃo de MP

Foto: Marcello Casal Jr/Agรชncia Brasil