Amazonense acordou cedo e deu de cara com santinhos emporcalhando ruas
Comissão de fiscalização do TRE-AM prometeu endurecer contra os candidatos que aparecem nos santinhos.

Da Redação do BNC Amazonas
Publicado em: 02/10/2022 às 09:03 | Atualizado em: 02/10/2022 às 09:05
Em Manaus, o amazonense desde às 6h (7h de Brasília) já formava fila na porta das seções eleitorais. Uma demonstração de que estava ansioso para votar logo. Esses eleitores puderam ver primeiro a poluição causada por santinhos de candidatos nas ruas.
O TRE-AM, portanto, vai ter muito trabalho para identificar os responsáveis por essa prática criminosa e frequente em toda eleição.
Nesta eleição, porém, os candidatos abusaram mais. As ruas nos entornos das escolas, principalmente, amanheceram este domingo (2), dia da votação de primeiro turno, emporcalhadas de santinhos.
Não é à toa que, na campanha, essa foi a prática abusiva mais denunciada ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Como resultado, o órgão anunciou que a Comissão de Fiscalização de Propaganda Eleitoral ia atuar com rigor contra os infratores.
Além da poluição nas ruas, os candidatos abusaram de entulhar as caixas de correio das casas do amazonense. Além dos santinhos, panfletos e adesivos foram distribuídos abusivamente, e sem autorização do morador, como manda a lei.
Chamados à responsabilidade, os candidatos quase sempre se saem acusando que os cabos eleitorais é que são os culpados pela prática abusiva.
E, dessa forma, tudo acaba ficando por isso mesmo. E daqui a dois anos, tudo volta a se repetir.
Leia mais
Tudo o que o eleitor precisa saber para votar no primeiro turno das eleições
Foto: BNC Amazonas