Lula e Bolsonaro podem ficar face a face na posse de Moraes no TSE
Bolsonaro tem 29% das intenรงรตes de votos ao Planalto contra 47% do ex-presidente Lula (PT), segundoย pesquisa Datafolha divulgada no รบltimo dia 28

Diamantino Junior
Publicado em: 15/08/2022 ร s 16:21 | Atualizado em: 16/08/2022 ร s 09:40
O presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ex-presidente Luiz Inรกcio Lula da Silva (PT) devem se encontrar pela primeira vez desde que confirmaram a intenรงรฃo de disputar a eleiรงรฃo ao Palรกcio do Planalto, na terรงa-feira (16), durante a posse do ministro Alexandre de Moraes no comando do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).
Bolsonaro confirmou a presenรงa ao receber o juiz na รบltima quarta-feira (10). Jรก a presenรงa do petista foi confirmada por sua assessoria de imprensa na tarde desta segunda-feira (15).
Bolsonaro tem 29% das intenรงรตes de votos ao Planalto contra 47% do ex-presidente Lula (PT), segundoย pesquisa Datafolha divulgada no รบltimo dia 28.
Leia mais
Bolsonaro espalha fake news aos jovens sobre restriรงรฃo ao uso de celular
O juiz assume a corte eleitoral em meio a insinuaรงรตes golpistas e ataques de Bolsonaro ร s urnas. Na รบltima semana, a campanha de Lula foi atingida por decisรฃo do tribunal, quando o ministro Raul Araรบjo Filho determinou a exclusรฃo de vรญdeos de discurso em que Lula chama Bolsonaro de “genocida”.
O ex-presidente Michel Temer (MDB) e a ex-presidente Dilma Rousseff (PT) tambรฉm devem acompanhar a posse. Moraes convidou todos os ex-chefes do Executivo. Ainda sรฃo esperados mais de 20 governadores, alรฉm de parlamentares e autoridades do Judiciรกrio.
Segundo a lei, o processo eleitoral comeรงa oficialmente nesta terรงa. Para iniciar a campanha, Lula deve visitar fรกbrica da Volkswagen, em Sรฃo Bernardo do Campo (SP), ร s 14h. A cerimรดnia em Brasรญlia estรก marcada para as 19h.
O nรบcleo da campanha petista bateu o martelo sobre a participaรงรฃo de Lula na posse de Moraes no comeรงo da tarde desta segunda-feira.
Segundo um interlocutor do ex-presidente, a presenรงa dele na cerimรดnia, assim como a de outros ex-presidentes, pode configurar mais um gesto que reforรงa a necessidade de se resguardar o ambiente institucional do tribunal, alรฉm de prestigiar o processo eleitoral.
No รบltimo dia 11, ocorreu a mais ampla manifestaรงรฃo em defesa da democracia sob o governo de Bolsonaro, com um ato na Faculdade de Direito da USP. Nele, foi lida carta que prega a manutenรงรฃo do Estado democrรกtico de Direito e o respeito ร s eleiรงรตes diante das ameaรงas de Bolsonaro de contestar o resultado e questionar as urnas eletrรดnicas. O documento jรก reรบne mais de 1 milhรฃo de assinaturas.
O governo quer usar a presenรงa do atual presidente como gesto para tentar apaziguar as relaรงรตes com a corte. A expectativa de ministros de Bolsonaro รฉ que a posse de Moraes facilite esse diรกlogo.
Horas antes de aceitar o convite, porรฉm, o chefe do Executivoย havia atacado ministros do STFย e dito que nรฃo perderia as eleiรงรตes para “narrativas”.
Sem citar nomes, o presidente havia dito que hรก “ameaรงa ร liberdade” no Brasil e que a populaรงรฃo tem o dever de “aperfeiรงoar as instituiรงรตes, desconfiar”.
Leia mais na Folha
Foto: reproduรงรฃo/observatรณriog