Presidente da Câmara leva Progressistas para aliança com PL de Bolsonaro

Bolsonaro aproveitou convenção para dizer que defende a democracia e criticar carta em defesa do Estado de Direito

Mariane Veiga

Publicado em: 27/07/2022 às 22:30 | Atualizado em: 27/07/2022 às 22:21

Com a presença do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e de ministros de Estado, o PP (Progressistas) confirmou nesta quarta-feira (27) que vai apoiar o presidente Jair Bolsonaro (PL) à reeleição ao Palácio do Planalto.

Bolsonaro atravessou a rua que separa o Planalto do Congresso e foi pessoalmente à convenção nacional do Progressistas, que aconteceu em um auditório da Câmara.

No evento, foi aprovada a coligação entre PP e PL em prol da campanha do mandatário.

O presidente entrou no espaço acompanhado de Lira, do ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira (PP-PI), do ministro das Comunicações, Fábio Faria (PP-RN), e da primeira-dama, Michelle Bolsonaro.

Leia mais

Lira é criticado por partidos pela subserviência a Bolsonaro, mas fica nisso

Embora seja do PL, Bolsonaro foi o destaque na convenção. Ele apareceu no centro de um painel no auditório ao lado de Ciro Nogueira, Tereza Cristina, Arthur Lira, Fábio Faria, Ricardo Barros e André Fufuca, estes todos membros do PP. Ao longo do evento, telões também passaram vídeos com jingle do presidente.

A convenção contou com a presença em peso de integrantes e ex-integrantes do governo Bolsonaro, governadores alinhados ao mandatário, além de parlamentares aliados importantes no Congresso, como Lira, o líder do governo na Câmara, Ricardo Barros (PP-PR), e a deputada federal Celina Leão (PP-DF).

Em discurso, Bolsonaro disse, em tom de brincadeira, ser o deputado “514”. Isso porque são 513 deputados federais e ressaltou ter sido membro do PP quando a sigla ainda tinha outros nomes.

Leia mais na CNN.

Foto: Marcos Corrêa/Presidência da República