TSE recebe lista de 6.791 ‘fichas-sujas’ para esta eleiĂ§Ă£o
Na relaĂ§Ă£o constam nomes de todos os gestores de recursos pĂºblicos que, nos Ăºltimos 8 anos, tiveram as contas julgadas irregulares em definitivo pelo TCU

Publicado em: 10/08/2022 Ă s 18:32 | Atualizado em: 10/08/2022 Ă s 18:39
O presidente em exercĂcio do Tribunal de Contas da UniĂ£o (TCU), ministro Bruno Dantas, entregou hoje (10) ao presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Edson Fachin, a relaĂ§Ă£o com os nomes de todos os gestores de recursos pĂºblicos que, nos Ăºltimos oito anos, tiveram as contas julgadas irregulares em definitivo pelo TCU.
Na lista constam 6.791 nomes, a grande maioria envolvida em casos provenientes do Nordeste (2.710), seguido por Sudeste (1.552), Norte (1.201), Centro-Oeste (712) e Sul (600). HĂ¡ tambĂ©m 16 nomes de pessoas que se encontram no exterior.
A visita para a entrega da lista do TCU ao TSE costuma acontecer a cada eleiĂ§Ă£o. A relaĂ§Ă£o facilita o trabalho da Justiça Eleitoral, a quem cabe verificar se um candidato estĂ¡ ou nĂ£o apto a concorrer nas eleições, conforme todos os critĂ©rios legais de elegibilidade.
Leia mais
TSE lança documentĂ¡rio sobre instalaĂ§Ă£o de urna no Vale do Javari
No caso de contas pĂºblicas, a Lei da Ficha Limpa prevĂª a inelegibilidade de todo gestor pĂºblico que tiver suas prestações de contas rejeitadas “por irregularidade insanĂ¡vel ou que configure ato doloso de improbidade administrativa, e por decisĂ£o irrecorrĂvel do Ă³rgĂ£o competente, salvo se esta houver sido suspensa ou anulada pelo Poder JudiciĂ¡rio”.
A lista completa com os nomes dos condenados pelo TCU foi entregue ao TSE em formato digital e pode ser conferida em uma pĂ¡gina criada pela Corte de contas, que continuarĂ¡ a atualizar a relaĂ§Ă£o atĂ© 31 de dezembro.
Ao receber a lista do TCU, Fachin afirmou que a divulgaĂ§Ă£o dos nomes e o compromisso do TCU com a transparĂªncia “sĂ£o fatos que robustecem o nosso processo de registro de candidaturas, a fiscalizaĂ§Ă£o das inelegibilidades e a importĂ¢ncia do agir Ă©tico por parte daqueles que almejam governar”.
Dantas aproveitou a ocasiĂ£o para destacar os trĂªs relatĂ³rios de auditoria produzidos pelo TCU que atestaram a confiabilidade, a segurança e auditabilidade da urna eletrĂ´nica e todo o sistema eletrĂ´nico de votaĂ§Ă£o.
Leia mais no UOL.
Foto: DivulgaĂ§Ă£o