Eleição no Amazonas pode mexer na Câmara dos Deputados e ALE
As eleições municipais no Amazonas podem mudar cadeiras na Câmara dos Deputados e na ALE-AM, com deputados concorrendo a prefeituras em Manaus e interior.

Antônio Paulo, do BNC Amazonas em Brasília
Publicado em: 23/07/2024 às 21:05 | Atualizado em: 29/07/2024 às 13:05
As eleições municipais deste ano deverão promover alterações na Câmara dos Deputados e assembleias legislativas dos estados, incluindo o Amazonas. Embora não tenham disputas este ano, parte de seus membros poderá ocupar prefeituras nas capitais e no interior do Brasil.
De acordo com levantamento do portal Congresso em Foco, pelo menos 57 cadeiras poderão mudar de lugar no âmbito da Câmara dos Deputados.
Somente na região Norte, das 65 cadeiras existentes, nove tendem mudar de “dono” após as disputas eleitorais nos municípios: quatro no Pará, duas no Amazonas e uma vaga no Acre, outra em Rondônia e a terceira no Tocantins.
No caso da bancada do Amazonas, concorrem à prefeitura de Manaus os deputados federais Amom Mandel (Cidadania) e Alberto Neto (PL).
Em caso de vitória desses parlamentares, assumirão a vaga, em primeiro de janeiro de 2025, Israel Paulain, no lugar de Mandel, ou Alfredo Nascimento, que é o primeiro suplente de Alberto Neto.
Do mesmo modo, poderá haver alterações na Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM) diante de três pré-candidatos a prefeito.
O presidente da casa, Roberto Cidade (União Brasil), e o deputado Wilker Barreto (Mobiliza) são pré-candidato a prefeito de Manaus. Já o deputado Cabo Maciel (PL), deverá concorrer à Prefeitura de Itacoatiara.
Leia mais
Roberto Cidade potencializa sua imagem no exercício de governador
Dinâmica da sucessão
Se Roberto Cidade vencer, a suplente Professora Jaqueline (União Brasil) assumirá o seu lugar na ALE. Atualmente, ela é vereadora de Manaus e candidata à reeleição.
Em caso de vitória de Barreto, o suplente Rosivaldo Cordovil (PSDB), que também é vereador de Manaus e concorre à reeleição, assumirá a cadeira na ALE.
Da mesma forma, se o deputado Cabo Maciel vencer em Itacoatiara, a primeira suplente Therezinha Ruiz assumirá o posto. No entanto, ela vai disputar uma vaga à Câmara Municipal de Manaus.
Lembrando que, na eleição de 2020, o então deputado estadual Augusto Ferraz se candidatou a prefeito de Iranduba. Venceu a eleição e agora vai tentar se reeleger. Sua suplente era Nejmi Aziz, que não disputou a reeleição à ALE-AM em 2022.
Leia mais
Eleições 2024: Belão estreia em Fonte Boa, Adail de volta em Coari
Candidatos e seus parentes
Nesta eleição há também os casos de candidatos a prefeito, na capital e no interior, que contarão com apoios de “peso”, tanto na Câmara dos Deputados quanto na assembleia.
O decano da bancada do Amazonas, Átila Lins (PSD), estará empenhado na campanha eleitoral do irmão, o ex-deputado Belarmino Lins (Belão), pré-candidato a prefeito de Fonte Boa. Belão também contará com o apoio de seu filho, o deputado estadual George Lins.
Da mesma forma, o deputado federal Adail Filho e a irmã, deputada estadual Mayara Pinheiro, deverão trabalhar pelo pai, Adail Pinheiro, que deverá ser candidato, pela quarta vez, a prefeito de Coari.
Assim como o primeiro vice-presidente da ALE-AM, deputado Carlinhos Bessa, terá o irmão, Normando Bessa, ex-prefeito e novamente candidato em Tefé.
E ainda o deputado estadual Daniel Almeida, que é irmão do prefeito de Manaus, David Almeida, candidato à reeleição.
Além do deputado estadual Abdala Fraxe, cuja mulher Shádia Fraxe, ex-secretária de Saúde de Manaus, é cotada a vice de Almeida.
Encerrando, por fim, a cota parental na ALE, o deputado estadual Thiago Abrahim tem o pai Mário Abrahim, atual prefeito de Itacoatiara, candidato à reeleição.
Leia mais
Três deputados querem deixar a ALE e virar prefeitos no Amazonas
Vereadores
Além dos pré-candidatos a prefeito, na capital e no interior, os deputados estaduais do Amazonas também contam com familiares na disputa por uma vaga à Câmara Municipal de Manaus.
A deputada Débora Menezes, por exemplo, vai se empenhar para eleger o pai Menezes.
Da mesma forma, a deputada Joana Darc, cujo marido, Aldenor Lima, é pré-candidato a vereador da capital.
Por outro lado, a deputada Alessandra Campelo deverá trabalhar para reeleger o irmão, vereador Allan Campelo.
Igualmente, Felipe Souza buscará a reeleição da filha Thaysa Lippi (filha).
Por fim, o deputado Adjuto Afonso tem o filho Diego Afonso, atual vereador, que buscará um novo mandato.
Leia mais
ELEIÇÕES MUNICIPAIS PODEM MUDAR ATÉ 57 CADEIRAS NA CÂMARA DOS DEPUTADOS

Foto: arte BNC Amazonas