O instituto de pesquisa Datafolha, em estudo encomendado pelo jornal Folha de S.Paulo e pela TV Globo, divulgou no começo da noite desta quarta, dia 10, que o candidato do PSL à Presidência da República Jair Bolsonaro arranca na frente na primeira pesquisa da empresa neste segundo turno. Ele tem 58% contra 42% do petista Fernando Haddad.

Esse estudo exclui os brancos, nulos e indecisos, e considera só os votos válidos, assim como a Justiça Eleitoral faz no dia da eleição.

Bolsonaro venceu o primeiro turno com 46% dos votos válidos. Haddad teve 29%.

Foram ouvidos 3.235 pessoas em 227 municípios neste dia 10. A margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Brancos e nulos somam, segundo o Datafolha, 8%. Apenas 6% se declaram indecisos.

 

Geografia dos votos não mudou

De novo, como no primeiro turno, Bolsonaro só aparece atrás de Haddad na região Nordeste, em 52 x 32 por cento. Para reduzir essa diferença, o candidato do PSL prometeu criar um 13º salário do Bolsa-Família e acusou o PT de fazer “terrorismo” contra nordestinos, dizendo que eles seriam segregados em um governo seu.

O deputado vence com folga na região mais populosa, o Sudeste: 55% a 32% dos votos totais. Seu melhor desempenho é no Sul, 60% a 26%, seguido pelo Centro-Oeste (59% a 27%). No Norte, vence por 51% a 40%.

Confira outros números no Notícias ao Minuto.

 

Fotos: Agência Brasil (arquivo) e Marcelo Camargo/Agência Brasil