Delegados pré-candidatos lançam campanha no berço da Lava Jato

Publicado em: 12/07/2018 às 19:58 | Atualizado em: 12/07/2018 às 19:58
Os 13 delegados da Polícia Federal pré-candidatos nas eleições deste ano se reuniram nesta quinta, dia 12, em Curitiba, berço da operação Lava Jato, para debates e lançamento da campanha “O Brasil tem sede de mudança”.
O evento foi organizado pela Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF).
Segundo o site Tribuna PR, os candidatos da Polícia Federal nas eleições vão levantar a bandeira de “blindar” a Lava Jato. A maioria dos delegados se filiou ao PSL de Jair Bolsonaro (RJ), pré-candidato à Presidência da República.
Entre os delegados federais que vão disputar as eleições em outubro estão três que servem no Amazonas. São eles Pablo Oliva, pré-candidato a deputado federal pelo PSL de Bolsonaro; Marcelo Dias, que vai brigar por uma vaga na Assembleia Legislativa do Estado (ALE-AM) pelo PPS; e Wesley Aguiar, o homem do PDT do governador Amazonino Mendes na disputa por uma das duas cadeiras no Senado.
Entre os temas debatidos pelos delegados no simpósio em Curitiba estiveram impunidade, combate à corrupção e segurança pública.
Blindagem da atividade
Os delegados entram na política com o sentimento de que são os responsáveis pelas investigações e operações que têm levado criminosos à condenação na Justiça, e que por isso estão sujeitos a represálias de poderosos.
A própria instituição é vítima dessa reação, principalmente no corte de verbas para emperrar a atividade policial.
A ideia dos servidores públicos é colocar no poder Legislativo “representantes comprometidos com o fortalecimento dos órgãos de Estado”, entre eles, a própria Polícia Federal, como destacou o presidente da associação de delegados, Edvandir Paiva.
“O evento de caráter nacional é uma forma de usar o conhecimento técnico dos delegados para encontrar formas de limpar a sujeira que se instalou no poder público brasileiro”, diz trecho de matéria publicada pelo portal OLM.
Leia mais
Do ex-espaço de Eduardo Braga, Amazonino mostra seu escolhido
Fotos: Delegados Oliva, Aguiar e Dias _ Divulgação/ADPF