Gleisi ainda tenta colocar Vanessa na chapa PSB-PT no Amazonas

Publicado em: 07/08/2018 às 11:03 | Atualizado em: 07/08/2018 às 14:36

Por Rosiene Carvalho, da Redação

 

A presidente do PT, Gleisi Hoffmann, declarou, em postagem num  grupo de mulheres, que tentará viabilizar a candidatura da  senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB) no palanque da esquerda no Amazonas. A mensagem foi enviada nesta segunda-feira, dia 6.

O BNC teve acesso à mensagem em que Gleise afirma que vai conversar, nesta  terça-feira, dia 7, com o presidente nacional do PSB, Carlo Siqueira, e com a presidente do PCdoB, Luciana Santos.

A pauta será o veto à senadora Vanessa Grazziotin na chapa de David Almeida no Amazonas, candidato do grupo ao governo.

“Estamos tendo problemas com o a aliança com o PSB. Amanhã eu e Luciana, presidenta do PCdoB conversaremos e vamos procurar o presidente do PSB pra resolver a situação de Vanessa. Que fique claro, a candidatura do PT ao Senado no AM é Vanessa Graziotin!”, declara Gleise ao grupo de mulheres no Whats App.

No fechamento do prazo de convenção, o palanque da esquerda no Amazonas, formado a partir da união do PSB e PT, tem como único candidato oficial ao Senado o vereador Chico Preto (PMN), que agora adotou discurso alinhado ao do candidato à Presidência da República  Jair Bolsonaro, candidato com discurso de ultra-direita.

Para o PSB, pesquisas qualitativas que apontam rejeição do eleitorado de David ao nome dela indicam que a comunista não pode compor palanque com ele.

No PCdoB, que vinha tentando costurar aliança com o PSB e PT desde o início do ano, a rejeição criou revolta. O presidente estadual do PCdoB, Eron Bezerra, chegou a declarar ao BNC que David não receberá apoio dele nem que concorra com o “Satanás”.

O senador Roberto Requião  (MDB-PA)  chegou a comentar o assunto em sua conta no Twitter. Considerou “abominável” o PT aceitar o veto à Vanessa no Amazonas.

 

Por Lula

Na mensagem ao grupo de mulheres, Gleise Hoffmann diz “às companheiras” que está sendo muito difícil a condução do processo pré-eleitoral para fechamento das alianças nacionais e estaduais.

Ela afirma que, em sofrimento, o povo não tem onde se agarrar “a não ser em Lula, seu legado e sua experiência”. “Levei tudo com muita transparência e conversação com todxs envolvidxs no PT e em outros partidos”, declarou.

As articulações nacionais, que deixaram muita confusão nos diretórios estaduais Brasil a fora, o PT conseguiu manter o PCdoB e PSB ao seu lado e deixaram isolado o presidenciável da esquerda que melhor aparece nas pesquisas quando se retira o nome de Lula, Ciro Gomes.

Passada esta fase, segundo a mensagem, Gleise promete se empenhar para que Vanessa  ainda possa entrar oficialmente no grupo.

 

PCdoB

O PCdoB registrou, como efeito da exigência do TSE, chapa única para a disputa eleitoral deste ano com Vanessa ao Senado e chapa puro sangue para deputados estaduais e federais. O presidente estadual do PCdoB, Eron Bezerra, disse que seguem as conversas com outros partidos até o dia do registro de  candidatura, no dia 15 de agosto.

 

Leia a mensagem na íntegra:

“Companheiras, tá sendo muito difícil esse período de condução do processo pré eleitoral, em especial o processo de alianças, nacionais e estaduais. Quiz a vida me colocar nesse lugar, no momento mais difícil da história política do país e do meu partido, em que milito há quase trinta anos. Sem Lula, com um golpe continuado, sem referência institucional e democrática, temos de sobreviver pra disputa eleitoral. Esperança de mudança mais próxima para o tão sofrido e triste povo brasileiro, q não tem onde se agarrar, a não ser em Lula, seu legado e sua esperança.
Levei tudo com muita transparência e conversação com todxs envolvidxs no PT e em outros partidos.
Dito isso, quero deixar claro q no AM definimos por uma aliança com PSB e PCdoB. O PT não lançou candidatura ao Senado para apoiar a companheira Vanessa, mulher de luta, valorosa, guerreira. Estamos tendo problemas com o a aliança com o PSB. Amanhã eu e Luciana, presidenta do PCdoB conversaremos e vamos procurar o presidente do PSB pra resolver a situação de Vanessa. Que fique claro, a candidatura do PT ao Senado no AM é Vanessa Graziotin!
Gleisi Hoffmann”