Juiz do TRE manda campanha de Amazonino excluir post do Fundeb

Wilson Lima - Amazonino estaciona, Wilson oscila para cima, diz nova pesquisa do Instituto Eficaz

Aguinaldo Rodrigues

Publicado em: 11/10/2018 às 20:01 | Atualizado em: 11/10/2018 às 20:01

O juiz eleitoral Bartolomeu Azevedo Júnior, do Tribunal Regional do Amazonas (TRE-AM), determinou nesta quarta, dia 10, que a campanha do candidato à reeleição a governador Amazonino Mendes (PDT) exclua do Facebook a publicação de um post em que faz referência à autorização da Justiça Eleitoral para pagamento de abono do Fundeb (fundo da educação básica) a professores.

De acordo com o magistrado, os termos usados no post caracterizaram que a campanha de Amazonino estava fazendo uso político-eleitoral da autorização judicial para pagamento regular do abono da categoria.

Segundo o juiz, a expressão “vamos continuar lutando pelo direito de vocês” evidencia que a coligação de Amazonino está “fazendo uso promocional do abono pago aos professores em benefício de sua candidatura, o que pode acarretar prejuízo à igualdade entre os candidatos”.

 

Leia mais

TRE libera Amazonino para completar abono do Fundeb ao professor

 

A representação foi movida pela campanha adversária de Wilson Lima (PSC), que se manifestou assim após a decisão da Justiça:

“Não sou, de forma alguma, contra um direito duramente conquistado pelo trabalhador, como meu adversário rasteiramente quis insinuar. O professor merece respeito o ano todo, não somente na época da eleição”.

A ordem é para que o Facebook exclua o conteúdo do post em 24 horas, sob pena de pagamento de multa diária de R$ 10 mil.

O conteúdo, que estava na URL https://www.facebook.com/AmazoninoAMendes/videos/727446017594208/?__xts__%5b0, já estava removida na tarde desta quinta, dia 11.

 

Leia a decisão do TRE: LIMINAR Fundeb_Amazonino

 

Leia mais

Candidato faz novo vídeo, agora ao professor, sobre abono do Fundeb

 

Fotos: BNC Amazonas