O Capitão Alberto Neto (Republicanos) é um dos dez candidatos a prefeito que mais gastam nas redes sociais. A campanha dele é em Manaus e foi captada por instituto de pesquisa que fez o levantamento.
A propaganda eleitoral está permitida, pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), desde o dia 27 de setembro. E Alberto Neto (na foto, ao centro ) está nas ruas em campanha.
Já o horário da campanha no rádio e na TV só começa na próxima sexta-feira (9)
O horário eleitoral no rádio e na TV, que começa na próxima sexta-feira (9) terá dois blocos diários de 10 minutos.
No rádio, as propagandas serão veiculadas das 7h às 7h10 e das 12h às 12h10.
Na televisão, das 13h às 13h10 e das 0h30 às 20h40.
Este ano, o calendário da propaganda eleitoral e da realização das eleições foi atrasado por conta da pandemia de covid-19.
Mesmo assim, os dez candidatos a prefeito já gastaram mais de R$ 360 mil nas redes sociais (Facebook e Instagram) até o último dia 2 de outubro.
Entre esses candidatos, um deles disputa a Prefeitura de Manaus. É o deputado federal Capitão Alberto Neto.
De acordo com Poder360, que fez o levantamento o candidato Alberto Neto gastou R$ 23 mil em propaganda nas redes sociais.
Os dados foram fornecidos pelo Facebook. A plataforma divulga o dinheiro gasto com anúncios sobre temas sociais, eleições ou política desde 4 de agosto.
Embora seja o 10º do ranking, o capitão-candidato a prefeito é o primeiro em anúncios na rede: pagou por 235 anúncios.
Os primeiros do ranking nacional
Na primeira colocação está a candidata a prefeita de Belo Horizonte/MG, Luísa Barreto (PSDB). Ela gastou, até agora, 61,4 mil para pagar 59 anúncios de propaganda.
O candidato a prefeito da cidade de São Paulo/SP, Jilmar Tato (PT), vem em seguida. Ele gastou R$ 41,1 mil para 55 anúncios nas redes sociais.
E o terceiro do ranking é o candidato de São Luís, Rubens Prefeito (PCdoB). Para pagar por 61 anúncios de campanha, entretanto, o maranhense teve um gasto de 38 mil.
Juntos, os dez candidatos a prefeitos desembolsaram R$ 361,9 mil em propaganda nas redes sociais.
Mandato 100% transparente
Em resposta às informações colhidas pelo Poder360, o Capitão Alberto Neto explicou os custos de divulgação de sua candidatura.
De acordo com ele, há materiais impressos, ferramentas de marketing digital e publicidade. O objetivo é atingir os 62 municípios do Amazonas.
Para internet, a campanha está produzindo card, vídeos e fotos das agendas que o candidato tem cumprido diariamente.
Ele participa de entrevistas, reuniões, caminhadas, carreatas e bandeiraços. E tudo está sendo divulgado no Facebook e Instagram.
O Capitão Alberto Neto (ao centro) com simpatizantes
“Toda essa divulgação está dentro das nossas diretrizes para a condução do nosso mandato”, diz ele. Em seguida, acrescenta: “Um mandato 100% transparente e que conta com a participação do povo”.
Conforme o deputado-candidato, grande parte do valor relacionado no levantamento do Poder360, dá-se durante a divulgação da atividade parlamentar.
E que durante o período eleitoral, propriamente dito, foi gasto pouco mais de R$ 4 mil. “Tudo devidamente registrado e transparente”.
Gastos do mandato
“Gostaria de ressaltar que sou o deputado federal do Amazonas que menos utiliza essa verba de gabinete para pagar salários de funcionários, que trabalham para o mandato em Brasília e no Amazonas”, disse o parlamentar.
Verificando os gastos de Alberto Neto, no site da transparência da Câmara dos Deputados, ele gastou pouco.
Entre janeiro a agosto de 2020, por exemplo, o parlamentar utilizou 44,44% de toda a verba indenizatória prevista.
No período, o Capitão gastou R$ 195.374,61. Dessa forma é o 5º entre os oito membros da bancada federal. Além disso, tem disponíveis R$ 244.288,18 até dezembro de 2020.
No período da pandemia Alberto Neto reduziu drasticamente os gastos da Cota para o Exercício Parlamentar (Ceap).
Divulgação da atividade parlamentar
No mês de maio, no entanto, o deputado teve um gasto de R$ 62.607,87. Desse valor R$ 58.401,50 foram para divulgação da atividade parlamentar.
Quem recebeu foi empresa EMA Serviços Técnicos de Comunicação e Informática Eireli. Ela está situada no bairro da Alvorada em Manaus.
Levantamento recente, feito pela FSB Influência Congresso, o deputado Capitão Alberto Neto ficou entre os 50 parlamentares mais influentes do Brasil nas redes sociais.
Veja os 10 candidatos a prefeitos que mais gastaram, até agora, com propaganda em redes sociais:
Fotos: divulgação/assessoria