José Ricardo propõe Plano Municipal de Segurança para Manaus

O candidato do PT a prefeito de Manaus também propõe a implementação da política de cooperação pública entre Governo Federal, Estadual e Municipal para desenvolvimento do plano na segurança

Ferreira Gabriel

Publicado em: 16/10/2020 às 18:37 | Atualizado em: 16/10/2020 às 18:40

Nos minicomícios que realizaram ao longo desta sexta-feira (16), o candidato a prefeito de Manaus, José Ricardo (PT), e sua vice, Marklize Siqueira (Psol), destacaram as propostas que defendem na área da segurança.

Em suma, eles propõem a implementação da política de cooperação pública entre Governo Federal, Estadual e Municipal. Além disso, tem a ideia do Plano Municipal de Segurança Pública para Manaus. Sobretudo, com valorização e ampliação da guarda municipal. Esta, portanto, para estar sempre presente nas escolas, órgãos públicos, terminais; além da vigilância eletrônica, revitalização de áreas degradadas e praças bem iluminadas, prevenindo crimes.

“Sabemos que segurança é obrigação do Estado, mas podemos ajudar. Manaus terá um Plano Municipal de Segurança. A guarda municipal, por exemplo, é importante para cuidar da segurança, porém, hoje é desvalorizada e em número reduzido. A guarda pode estar presente no terminal de ônibus; nas escolas municipais, já que muitas nem porteiro têm. Os alunos precisam estar seguros, até para poder estudar. Também estarão nas unidades de saúde, nas praças, nos campos de futebol ou nos espaços de convivência da comunidade. É a guarda presente, contribuindo e orientando, coibindo abusos, vandalismo. Um instrumento importante para ajudar na segurança pública”, declarou o candidato.

Segundo o petista, a Prefeitura também pode ser parceira da polícia, para que possa estar presente dentro dos bairros, agindo com mais rapidez nas rondas de prevenção de crimes e nas ações ostensivas.

Para isso, irá implantar política de cooperação pública de segurança unificada, junto ao Governo Federal, Estadual e Municipal, com pontos de apoio à polícia dentro das estruturas municipais.

Ainda como parte do Plano Municipal de Segurança Cidadã, também estão previstos: criação de uma Central de Monitoramento dos bairros.

Nesse espaço, haverá instalação de câmeras de vigilância em locais que apresentam maiores índices de vulnerabilidade, além de vigilância eletrônica na área central e em pontos turísticos e revitalização da iluminação pública na cidade.

Foto: Divulgação

 

 

 

Leia mais

Na gestão de Nicolau, prefeitura de Manaus vai atuar também na segurança