O serviço prestado pela ouvidoria da Agência Reguladora dos Serviços Públicos de Manaus (Ageman ) conseguiu solucionar 87% das demandas apresentadas por usuários neste primeiro semestre.
Os casos são referentes à má prestação de serviços por parte das empresas concessionárias de água, esgotamento sanitário, iluminação pública e Zona Azul.
De janeiro a julho deste ano, a ouvidoria recebeu 319 demandas, das quais 278 foram solucionadas por meio da intermediação realizada junto às empresas.
O levantamento revela que somente em dois casos os usuários optaram por recorrer à Justiça. Outras 39 demandas ainda aguardam um posicionamento por parte das concessionárias.
“Nossa ouvidoria tem atuado para evitar ao máximo a judicialização das demandas. As empresas têm respondido com regularidade aos nossos questionamentos e isso tem assegurado respostas efetivas aos nossos usuários”, disse o diretor da Ageman, Elson Ferreira.
Saneamento básico, 249, e iluminação pública, 26, detêm a maioria das queixas solucionadas.
Um bom exemplo de como a agência reguladora pode coibir o abuso das concessionárias é da diarista Valdina Alves.
Ela foi multada em R$ 1 mil pela Águas de Manaus por suposta ligação irregular. A Ageman fez uma inspeção no imóvel e constatou que o procedimento da empresa foi irregular.
“Sai para trabalhar e quando cheguei tinham mexido no meu contador e disseram que estavam apenas trocando e quando chegou o final do mês, vi que tinham aplicado uma multa de mil reais, porque segundo eles, eu tinha um gato. Fiquei desesperada. Eu sabia que estava certa e foi quando fui atrás dos meus direitos na Ageman e graças a Deus os técnicos vieram aqui e verificaram que estava tudo direitinho. A empresa teve que cancelar a multa. Se eu estivesse errada, eu assumiria, mas eu tinha certeza de que não tinha nada de errado, que eu não tinha nenhum gato na minha água”, lembrou Valdina.
O ouvidor da Ageman, Cláudio Falcão, disse que ainda existem 16 demandas de saneamento básico, quatro de transporte coletivo, 18 de iluminação pública e uma a respeito do Zona Azul pendentes.
“Todas estão dentro do prazo, para que as empresas prestem os devidos esclarecimentos e nós estamos monitorando de perto”.
Há quatro anos, a ouvidoria da Ageman realiza atendimento presencial de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, nas dependências do Pronto-Atendimento ao Cidadão (PAC) do shopping Phelippe Daou, no bairro Cidade de Deus, zona norte.
Além do atendimento presencial agendado, as demandas também são recebidas pelo 0800-092-3511, WhatsApp 98842-5821 e formulário no site www.ageman.manaus.am.gov.br/ouvidoria e e-mail [email protected] .
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Foto: Divulgação / Ageman