Amazonas trata com ministério de ações por indígenas do alto Solimões

Órgão indígena esteve em reunião com a ministra Sônia Guajajara, em Brasília

Publicado em: 03/05/2023 às 21:03 | Atualizado em: 03/05/2023 às 21:03

O Governo do Amazonas, pelo diretor da Fundação Estadual do Índio (FEI), Sinésio Trovão, se reuniu com a ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, e o Amazon Conservation Team para tratar de proteção territorial e demarcação de terras para indígenas do alto rio Solimões.

Conforme Trovão, isso possibilitou uma articulação mais ampla para garantir os direitos dos indígenas.

“Essa reunião, em Brasília, foi muito importante para ter um diálogo qualificado em torno da questão territorial dos nossos parentes no Amazonas, para assegurar a integridade patrimonial, através da proteção, recuperação, conservação e o uso sustentável dos recursos naturais das terras indígenas dessa região”.

Para o secretário da Amazon Conservation, Luiz Cláudio, a reunião foi uma iniciação de possíveis projetos para fortalecer essa política territorial.

“Essa parceria com o estado do Amazonas juntamente com o governo federal contribuirá para realizarmos um estudo antropológico, fundiário, cartográfico e ambiental, que fundamentam a identificação e a delimitação da área da bacia do rio Içá, localizada no alto Solimões. E assim poderemos dar início aos nossos trabalhos em prol dos povos tradicionais”.

Guajajara reforçou o apoio do governo o projeto, que envolve a demarcação de terras do alto Solimões.

“Nós temos uma grande responsabilidade em garantir a proteção dos povos indígenas e de avançar na demarcação de suas terras. Mas, isso só será possível por meio de uma ação integrada entre a pasta e diferentes esferas que ajudarão na promoção, na segurança e na autonomia dos povos originários”.

Leia mais

Indígenas isolados terão terra demarcada por Lula no Amazonas

Trabalho com indígenas

A Amazon Conservation Team é uma organização sem fins lucrativos que trabalha em parceria com os povos indígenas da América do Sul tropical na conservação da biodiversidade da floresta amazônica, bem como a cultura e a terra de seus povos indígenas.

Além disso, atua com indígenas da região do alto rio Solimões pelo diálogo e fortalecimento institucional da Federação das Organizações dos Caciques e Comunidades Ticunas para demarcação territorial da região.

Foto: divulgação/Secom