Amazônia: ‘maior desmatador’ invadiu 21 mil hectares da União
Bruno Heller foi preso pela Polícia Federal, no Pará

Publicado em: 04/08/2023 às 22:05 | Atualizado em: 04/08/2023 às 22:51
O empresário Bruno Heller, apontado como o “maior desmatador” da Amazônia, teria desmatado 6,5 mil hectares de reserva nativa e se apropriado ilegalmente de 21 mil hectares de terras da União, conforme divulgou a Polícia Federal (PF).
Sozinho, ele emitiu cerca de 3,2 milhões de toneladas de gás carbônico, segundo cálculos do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam).
O valor equivale a 70% das emissões anuais do Amapá, aproximadamente 4,5 milhões de toneladas de CO2, de acordo com o Sistema de Estimativas de Emissões e Remoções de Gases do Efeito Estufa (Seeg).
“É inadmissível um indivíduo causar um dano tão grande para todos nós, aumentando ilegalmente nossas emissões de carbono e distanciando o Brasil de cumprir seus compromissos internacionais com o clima do planeta”, disse André Guimarães, diretor executivo do Ipam.
Leia mais
PF crê que prendeu ‘maior devastador da Amazônia’
O empresário foi preso na última quinta-feira (3) pela PF em Novo Progresso, no Pará, por porte ilegal de arma e ouro sem documentação da origem.
Antes de ser preso, Heller tinha sido autuado 11 vezes e recebido seis embargos do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) por irregularidades em suas propriedades.
Leia mais no Metrópoles.
Foto: Divulgação/PF-PA