O Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) enviará ao Ibama os estudos finais para iniciar as obras do primeiro trecho do pedral do Lourenço (PA).
Segundo o diretor do Dnit, Erick Medeiros, a autarquia pretende iniciar em março as obras de retirada de rochas do fundo rio com a finalidade de tornar a navegação possível.
Conforme publicou o Poder360, a obra de remoção da formação rochosa que impede o funcionamento de trechos da hidrovia Tocantins-Araguaia é debatida há décadas .
Dessa forma, encontra-se em fase final para obtenção de licença ambiental.
Nós temos para dezembro a meta de entregar os estudos necessários para a emissão da licença de instalação e a intenção é fazer como já foi acordado de um fogo teste de cerca de 10 km, a gente quer fazer isso já em março , disse o executivo.
Assim, com 43 km de extensão, o pedral do Lourenço é uma formação rochosa no rio Tocantins que aflora durante o período de estiagem e impede a navegação neste trecho do sudeste paraense.
Portanto, para garantir a navegação durante todos os meses do ano, são necessárias obras que aumentem a profundidade.
Por exemplo, a dragagem – retirada de material solto no fundo do rio – e a derrocagem, que é a escavação das pedras para aumentar a profundidade.
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Foto: reprodução