Agências do Bradesco são multadas por descumprirem Lei das Filas

Alvaro Campelo - Comissao Defesa do Consumidor

Israel Conte

Publicado em: 03/06/2019 às 19:07 | Atualizado em: 03/06/2019 às 19:09

Duas agências do banco Bradesco foram multadas em R$ 20 mil cada uma por descumprirem a Lei das Filas (165/05) e Lei dos Biombos (1389/09).

O flagrante de desrespeito com o cliente aconteceu nesta segunda-feira, dia 3, durante fiscalização do Procon Manaus, em conjunto com as comissões de Defesa do Consumidor da Câmara Municipal de Manaus (Comdec) e da Assembleia Legislativa do Estado (CDC/ ALE-AM).

Durante a ação, foi constatado que o tempo de espera, na agência do Centro, foi de uma hora e, na Cidade Nova, de duas horas em média. A Lei Municipal determina que o tempo de atendimento, em dias normais, deverá ser de até 15 minutos.

Além disso, foi verificado o descumprimento da Lei dos Biombos, na agência da zona Norte, que obriga as agências a instalarem divisórias individuais de proteção visual aos clientes no atendimento nos guichês ou em suas operações no autoatendimento.

 

Desumano

De acordo com o deputado Álvaro Campelo (PP), que é membro titular da Comissão de Defesa do Consumidor da ALE-AM, houve a tentativa, por parte do Bradesco da 7 de Setembro, de impedir a entrada da equipe de fiscais na agência.

“Quando a segurança percebeu que haveria uma fiscalização, tentou barrar nossa ação. Somente depois de muita pressão, conseguimos entrar e realizar a blitz. Isso é uma afronta ao trabalho dos órgãos de defesa do consumidor e um enorme desrespeito aos clientes do banco. Mas nosso dever foi cumprido e a agência foi multada”, afirmou Campelo.

 

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O parlamentar mencionou, ainda, a gravíssima situação constatada na agência da Cidade Nova. “Encontramos uma cena desumana, com pessoas idosas, cadeirantes e, até pessoas com sonda, aguardando mais de duas horas para serem atendidas. É inadmissível o Bradesco faturar bilhões de reais todos os anos e humilhar seus clientes diariamente nas filas”, concluiu o deputado.

 

Multa para R$ 100 mil 

Para o presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara Municipal de Manaus (Comdec/CMM), vereador André Luiz (PTC), esse problema só será amenizado, quando o valor da multa for mais elevado.

“Irei propor uma revisão na Câmara Municipal, para aumentar essa multa, que hoje é de R$ 20.000,00 para R$ 100.000,00. Talvez, com essa medida, as agências possam ter mais respeito com o consumidor e com nossas leis municipais. Estaremos vigilantes para reverter essa situação vergonhosa e garantir o direito do consumidor”, disse André Luiz.

 

Lei das Filas

A Lei das Filas estabelece um tempo máximo de 15 minutos de espera do consumidor em dias normais, 20 minutos em véspera ou após feriados e de 25 minutos em dias de pagamentos dos servidores públicos. Em caso de descumprimento, a multa varia de R$ 25 mil a R$ 150 mil.
Os consumidores que se sentirem prejudicados em relação ao tempo de espera em filas, devem entrar em contato com o Procon Manaus no 0800 092 0111.

 

*Com foto e informações da assessoria de imprensa.