Cidade propõe e ALE-AM concede Medalha Ruy Araújo a Onilza Gerth

Conforme o deputado, a concessão da maior honraria do poder Legislativo do Amazonas é reconhecimento à trajetória de 40 anos de serviço público da desembargadora

Publicado em: 22/03/2024 às 20:08 | Atualizado em: 22/03/2024 às 20:30

Desembargadora do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM), Onilza Abreu Gerth recebeu hoje (22) da ALE-AM (Assembleia Legislativa) a Medalha Ruy Araújo.

A indicação foi do presidente da casa, deputado Roberto Cidade.

Conforme o deputado, a concessão da maior honraria do poder Legislativo do Amazonas é reconhecimento à trajetória de 40 anos de serviço público da desembargadora.

“Estou muito feliz e honrado por ter a oportunidade de entregar a Medalha Ruy Araújo para uma pessoa, uma mulher, uma mãe que tanto tem contribuído com o estado do Amazonas”, disse Cidade.

Dessa forma, Cidade disse que a entrega da medalha no mês da mulher dá mais simbolismo à homenagem.

“Já estive várias vezes nesta casa participando de eventos governamentais, homenageando os colegas, mas hoje é diferente. Estou extremamente emocionada por receber a Medalha Ruy Araújo e quero compartilhar essa homenagem com todos que fazem parte da minha história, com todos que cruzaram a minha caminhada”, disse Onilza.

A desembargadora tem 35 anos na magistratura do Amazonas.

“Receber essa honraria neste mês das mulheres é um presente que recebo com muito carinho. Nós, mulheres, temos muitos desafios. Temos tido muitas conquistas, é verdade, mas temos a plena consciência de que ainda temos um grande caminho a enfrentar pela frente. Até mesmo no Judiciário”.

Onilza ressaltou, por exemplo, a corte do STF (Supremo Tribunal Federal).

“Hoje são 11 ministros e apenas uma mulher. Nos cargos de destaque, nos cargos públicos e na política precisamos aumentar a participação feminina. Somos qualificadas, capazes e os salários precisam ser equiparados aos dos homens. Sigo e seguirei lutando para que diminua as desigualdades, servindo de exemplo para as futuras magistradas e dizendo para que não desanimem, que continuemos lutando e buscando nossos sonhos e objetivos”.

Foto: divulgação