“Não podemos aceitar esse duro golpe contra a ZFM”, diz deputado

Mariane Veiga
Publicado em: 10/09/2019 às 17:23 | Atualizado em: 10/09/2019 às 17:23
Após as declarações do ministro da Economia, Paulo Guedes, contra a Zona Franca de Manaus (ZFM) e as notícias do corte pelo governo federal de quase 80% no orçamento da Suframa, o deputado Roberto Cidade (PV) disse que é preciso a união dos políticos amazonenses em defesa do modelo.
O deputado destacou que vai se reunir com outros membros de seu partido e discutir estratégias que ajudem na defesa do modelo econômico que “mais gera emprego e renda ao povo amazonense”. “Não podemos aceitar esse duro golpe a toda população amazonense, pois a Suframa garante milhares de empregos diretos e indiretos ao nosso povo”, pontuou.
“Esse corte de 78,1 % no orçamento da ZFM é um problema gravíssimo e nós deputados estaduais, a bancada federal e senadores temos que nos unir na defesa da Zona Franca de Manaus”, disse.
O líder do PV na Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM), pretende, junto à bancada, discutir procedimentos que possam contribuir na defesa do orçamento da Suframa, bem como, na permanência dos incentivos fiscais.
Promessa sem efeito real
Em visita à capital amazonense no dia 25 de julho, quando participou da reunião do Conselho de Administração da Suframa (CAS), o presidente Jair Bolsonaro (PSL) garantiu preservar os incentivos à Zona Franca, no texto da reforma tributária.
No entanto, ao enviar matéria ao Congresso Nacional, o governo prevê corte de 78,1% no orçamento de 2020, ou seja, em 2019 o orçamento foi de 1,1 bilhão. E, para 2020, o projeto de Orçamento Geral da União prevê para autarquia federal apenas R$ 253 milhões, o que, segundo a direção da Suframa, só vai garantir o pagamento de pessoal e encargos.
Leia mais
Deputada quer debate na ALE da reforma tributária e proteção à ZFM
Foto: Divulgação/ Assessoria do Deputado