Empresa de água lidera reclamações do consumidor em Manaus. Conforme a ouvidoria da Agência Reguladora dos Serviços Públicos de Manaus (Ageman), órgão da prefeitura.
De janeiro a junho, de 245 registros, 47 foram de contestação de valores cobrados pela empresa nas faturas mensais.
Esse volume, 19%, já é mais de 70% dessa demanda em todo o ano de 2020.
Segundo o ouvidor da Ageman, Cláudio Falcão, após verificadas todas as situações de cobrança excessiva e o usuário discordando, poderá ainda encaminhar um recurso contestando ou recorrer à Justiça.
Das 245 demandas registradas até junho, 184 foram resolvidas no âmbito administrativo. Só dois casos foram levados à Justiça. Outras 59 ainda aguardam por uma solução por parte da concessionária.
Portanto, conforme a Ageman , a zona norte concentra as maiores reclamações referentes ao saneamento básico.
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Nota Águas de Manaus
Manaus, 08 de julho de 2021 – A Águas de Manaus informa que sempre está aberta ao diálogo com a população e que procura ser o mais flexível possível diante de qualquer pendência. O objetivo da empresa é sempre resolver os casos que chegam ao seu conhecimento.
É muito importante que o cliente sempre procure a concessionária quando detecta qualquer tipo de problema em suas faturas. A própria ouvidoria da Agência Reguladora orienta a população a buscar, primeiramente, o atendimento junto à concessionária.
A maior parte das questões envolvendo alto consumo que chegam ao conhecimento da empresa são ocasionadas por vazamentos internos imperceptíveis. Quando isso acontece, a empresa realiza a vistoria no imóvel e recalcula o valor da fatura. Nos casos em que é detectado o consumo elevado, a empresa também faz um trabalho de conscientização junto ao cliente.
Desde o início da operação na cidade, há três anos, a concessionária realizou uma série de parcerias com órgãos de defesa do consumidor, desenvolvendo ações como campanhas de negociação e mutirões de atendimento. Entre os órgãos envolvidos, estão o Procon Amazonas, a Defensoria Pública, as Comissões da Câmara Municipal e Assembleia Legislativa, o Tribunal de Justiça e a Agência Reguladora.
Com essa maior proximidade, a empresa vem conseguindo reduzir o número de reclamações referentes aos seus serviços, apresentando soluções que satisfatórias ao cliente. A Águas de Manaus também possui uma alta taxa de resolução de casos que chegam através dos órgãos de proteção ao consumidor. Tudo isso reflete o melhor relacionamento que a concessionária passou a ter com a cidade.
A empresa também ampliou seus canais de atendimento e criou sua própria ouvidoria. Desde o início da pandemia, todos os atendimentos da empresa podem ser feitos sem sair de casa, por meio dos canais digitais, que funcionam 24h por dia. O cliente tem a disposição os seguintes canais: SAC 0800-092-0195, Whatsapp 98264-0464, site aguasdemanaus.com.br e aplicativo Águas APP.
Foto: Divulgação/Ageman