Governo anulou contrato de manutenĂ§Ă£o da BR-319 antes de ponte cair

O Dnit, vinculado ao MinistĂ©rio da Infraestrutura, omitiu do MPF problemas na execuĂ§Ă£o de contratos

Sobe para 4 o nĂºmero de mortos em acidente de ponte na BR-319

Publicado em: 15/10/2022 Ă s 10:38 | Atualizado em: 19/10/2022 Ă s 10:12

O Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) rescindiu contratos de manutenĂ§Ă£o da BR-319 26 dias antes da queda de uma ponte na rodovia e, mesmo assim, afiançou ao MPF (MinistĂ©rio PĂºblico Federal) que os serviços estavam garantidos no trecho. As informações sĂ£o do Estado de Minas.

O Ă³rgĂ£o, vinculado ao MinistĂ©rio da Infraestrutura, omitiu do MPF problemas na execuĂ§Ă£o dos contratos.

Em julho, o MPF no Amazonas cobrou do Dnit informações sobre obras emergenciais na BR-319, que sofre com erosões frequentes em razĂ£o da cheia dos rios.

Naquele mĂªs, o Dnit disse que os pontos crĂ­ticos estavam sendo recuperados e que, mesmo com o tĂ©rmino do contrato emergencial, outros dois contratos de manutenĂ§Ă£o garantiriam os serviços.

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A mesma posiĂ§Ă£o foi reiterada num ofĂ­cio de 8 de setembro. “Os serviços serĂ£o finalizados atravĂ©s dos contratos de manutenĂ§Ă£o/conservaĂ§Ă£o rodoviĂ¡ria”, afirmou o Ă³rgĂ£o do governo federal.

Naquele momento, dois contratos de manutenĂ§Ă£o, no valor de R$ 95 milhões, jĂ¡ haviam sido rescindidos pelo Dnit, de forma unilateral, por falta de execuĂ§Ă£o dos serviços. No entanto, a informaĂ§Ă£o foi omitida no ofĂ­cio ao MPF.

Uma nova empresa sĂ³ foi contratada para serviços de manutenĂ§Ă£o do trecho da BR-319 em 21 de setembro, 19 dias depois das rescisões.

Queda pontes

Em 28 de setembro, no trecho referente a um dos contratos, ruiu a primeira ponte. Quatro pessoas morreram, 14 se feriram e uma ficou desaparecida. O desabamento se deu no km 23 da BR-319.

No Ăºltimo dia 8, desabou uma segunda ponte, sobre o rio Autaz Mirim. A distĂ¢ncia entre as duas Ă© de dois quilĂ´metros.

Tanto o contrato para recuperaĂ§Ă£o de erosões quanto os contratos para manutenĂ§Ă£o do trecho da rodovia eram executados pela empresa A G O Engenharia de Obras. O primeiro serviço, no valor de R$ 33,8 milhões, foi contratado pelo Dnit sem licitaĂ§Ă£o.

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Foto: BNC