O Ministério dos Transportes trabalha com o projeto de pavimentação da BR-319, rodovia que liga Manaus a Porto Velho, num modelo de estrada-parque, isolada por cercas e com monitoramento eletrônico.
De acordo com a ‘Folha de São Paulo’, a ideia inicial é de 500 quilômetros. Esse trecho liga Humaitá a Manicoré, cidades do interior do Amazonas.
Segundo a publicação, o ministério está em fase de conclusão da proposta.
A pavimentação desse trecho na floresta, no entanto, enfrenta grande resistência de ambientalistas.
Eles argumentam que as obras em si e a futura estrada serão indutores populacionais na região, atraindo grileiros de terra e causando aumento nos crimes ambientais.
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Estrada-parque
O ministério afirma trabalhar com o conceito de estrada-parque, com preocupação tanto com a infraestrutura quanto com a preservação ambiental e das comunidades locais.
Técnicos descrevem o projeto como um novo conceito de rodovia ambiental, monitorada e isolada do mundo ao redor.
A ideia é que haja grades de quatro metros, impedindo a passagem da estrada para a floresta e vice-versa.
Dessa forma, haverá apenas três ou quatro acessos para povoados que já estão consolidados no entorno da rodovia.
Além disso, o projeto prevê 170 passagens de fauna, ou seja, locais para que os animais atravessem, sem quem precisarem cruzar a estrada.
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Forto: divulgação