O Grupo Simões criou seu comitê de diversidade com o objetivo de promover a pluralidade e inclusão . A iniciativa faz parte do programa Movimento Simões, que possui projetos voltados para ações de qualidade de vida e lazer, sustentabilidade e voluntariado.
Recentemente, membros do comitê participaram da primeira reunião e discutiram os primeiros passos para tornar as empresas do grupo mais inclusivas. Atualmente, cerca de 3.500 colaboradores fazem parte do quadro do Grupo Simões.
A diretora de desenvolvimento humano e organizacional do Grupo Simões, Tânia Corrêa, disse que o leque de diversidade é imenso e não se restringe apenas a gêneros, cores ou orientações sexuais, mas também idade, escolaridade, religião, peso e aparência.
“Ter diferentes ideias, culturas e histórias de vida, é um diferencial para a inovação para a empresa. Por isso, a nossa meta é criar um ambiente cada vez mais favorável para os colaboradores, que promova a boa convivência entre todos e uma maior troca de experiências”, afirmou.
Diversos estudos comprovam que a diversidade auxilia no crescimento das organizações, além de melhorar a comunicação e o relacionamento com o seu público.
“Ou seja, quanto mais a empresa valoriza as diferenças, mais ela entende o seu consumidor”, ressaltou Tânia.
Durante a primeira reunião, os membros do comitê, formado por colaboradores de diversos setores da empresa, assistiram a vídeos de exemplos de práticas inclusivas e como a diversidade pode agregar nos processos das empresas.
Entre os tópicos abordados por eles estão iniciativas como banheiro unissex e o recrutamento às cegas, um método criado na Europa e que aos poucos vem sendo adotado pelas empresas brasileiras, em que os recrutadores somente têm acesso às habilidades profissionais dos candidatos à vaga de emprego.
As atividades do comitê serão para aproveitar algumas datas do calendário anual para falar sobre temas de uma forma mais ampla com os colaboradores. Seja por meio de uma peça de comunicação ou de uma ação de engajamento, como foi feito no dia 28 de Junho, Dia Internacional do Orgulho LGBT+.
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Antes da criação do comitê, o código de ética e conduta do Grupo Simões já buscava priorizar o respeito às diferenças e o combate à discriminação, e agora a empresa se propõe a potencializar a singularidade das pessoas, em busca de um ambiente de trabalho mais justo, criativo, inovador, engajado e motivado.
O comitê é formado por 14 membros, como analistas, coordenadores, gerentes e diretoria, entre eles o coordenador de asseguração de qualidade do Grupo Simões, Francisco Ventura, que convive diariamente com colaboradores do chão de fábrica e destaca que, sem dúvida, o projeto irá ajudar a derrubar a quebrar muitos preconceitos e tabus.
“Fiquei bastante empolgando quando recebi o convite para ser um dos membros, porque isso mostrou pra mim que a empresa em que trabalho compactua com a minha visão de respeitar e aceitar as diferenças”, comentou o colaborador, que está há 6 anos na empresa.
Sobre o Grupo Simões
Com sede em Manaus, o grupo é fabricante e distribuidor de Coca-Cola e distribuidor dos produtos Heineken Brasil, além de possuir uma marca própria de água mineral, a Belágua.
O grupo ocupa 42% do território nacional, com três fábricas de bebidas espalhadas nos estados da região Norte, exceto Tocantins.
O Grupo Simões atua, ainda, no segmento de veículos, com duas concessionárias na capital amazonense, e no segmento de gás carbônico, com duas fábricas em Manaus e Belém e um centro de distribuição em Porto Velho.
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Foto: Divulgação