Ibama é autuado no Amazonas por não ter veterinário na triagem

Situação foi constatada no Cepas/Manaus em maio por conselho de medicina

Mariane Veiga

Publicado em: 18/07/2023 às 22:51 | Atualizado em: 20/07/2023 às 10:38

O CRMV (Conselho Regional de Medicina Veterinária do Amazonas) autuou o Ibama pela falta de médico veterinário no Cetas Manaus (Centro de Triagem de Animais Silvestres).

O local serve para acolher provisoriamente animais silvestres, mas não tem registro na entidade.

“O referido órgão federal, além de atuar como fiscal do meio ambiente, funciona como Centro de Triagem de Animais Silvestres – CETAS porém sem registro neste CRMV/AM, nem mesmo responsável técnico médico veterinário”, informou o CRMV.

Um fiscal do conselho fez vistoria no Cetas no dia 11 de maio e verificou que o local funciona como abrigo para animais, mas não tem registro e nem médico veterinário.

A informação sobre o centro de triagem é uma resposta, via ofício, à deputada estadual Joana Darc (União Brasil), que pediu o nome do médico veterinário responsável pelo centro.

Leia mais

Denunciada, deputada reage com ação contra Ibama/Amazonas

“O CRMV-AM respondeu nosso ofício mostrando que não existe responsável técnico médico veterinário no Cetas do Ibama-AM”, disse Joana.

O pedido de informações no Cetas ocorreu em meio à confusão envolvendo a capivara Filó e um pedido de investigação por quebra de decoro parlamentar contra a parlamentar.

Leia mais em Amazonas Atual.

Foto: Reprodução