Indígenas bloqueiam acesso ao aeroporto de Santarém
Os bloqueios são uma tentativa dos povos indígenas da Amazônia de pressionar ao governo federal.
Neuton Corrêa, da Redação do BNC Amazonas
Publicado em: 05/02/2026 às 07:51 | Atualizado em: 05/02/2026 às 07:51
Indígenas bloquearam ontem (4) a PA-453, a rodovia Fernando Guilhon, que dá acesso ao aeroporto Maestro Wilson Fonseca. A estrada conecta a área urbana da cidade à rodovia BR-163 (Santarém-Cuiabá).
O bloqueio começou durante o dia. À noite, os indígenas escalaram o movimento queimando pneus e colocando troncos de árvores na rodovia.
Os protestos já duram mais de duas semanas. Começaram com bloqueios da BR 163, no perímetro sob concessão portuária. Ali, eles impediam o acesso de caminhões, cargas e pessoas. Agora, o alvo é o transporte aéreo.
Os bloqueios são uma tentativa dos povos indígenas da Amazônia de pressionar ao governo federal.
No caso, eles reivindicam a revogação do decreto de Lula de nº 12.600/2025 que autoriza a concessão de hidrovias à iniciativa privada, permitindo a dragagem do rio Tapajós. Eles são contra a dragagem dos rios.
Veja vídeo
Leia mais
Lula inclui hidrovia do rio Madeira no programa de desestatização
Foto e vídeo: Facebook/Waldiney Ferreira
