O presidente Lula da Silva (PT) quer reunir em Belém (PA) os representantes dos países amazônicos para reavivar a Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA).
Isso deve ocorrer no início de agosto, e servirá para tentar definir uma posição sobre conciliar desenvolvimento e combate à crise climática. Como informa o Brasil247.
Além dos presidentes, deve estar presente o enviado especial do clima dos EUA, John Kerry, que confirmou que pretende visitar a Amazônia este ano.
“É uma reunião importante porque o presidente (Luiz Inácio Lula da Silva) quer coordenar com os outros sócios da OTCA uma visão dos países Amazônicos sobre a Amazônia”, disse o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, em conversa na quinta-feira com jornalistas estrangeiros.
Conforma a publicação, a intenção de Lula é usar essa posição acordada no encontro do OTCA para seu discurso na abertura da Assembleia Geral das Nações Unidas, em setembro.
Nesse sentido, a retomada da OTCA é uma das metas de Lula em seu terceiro governo.
Em suma, o grupo teve reuniões presidenciais virtuais nos últimos anos, mas com relevância diminuída e com o Brasil praticamente abandonando as deliberações do grupo.
Leia mais no Brasil247 .
Leia mais
Foto: divulgação