Reserva de Mamirauá faz 20 anos e ganha sessão especial no Senado

Publicado em: 23/05/2019 às 19:41 | Atualizado em: 23/05/2019 às 19:41

Os 20 anos de existência do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (IDSM) serão celebrados na segunda-feira, dia 27, em sessão especial do Senado, a partir das 10h.

Criado em abril de 1999, no município amazonense de Tefé, o IDSM é uma organização social fomentada e supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. Fica a aproximadamente 600 quilômetros distante de Manaus.

O instituto desenvolve suas atividades por meio de programas de pesquisa, manejo de recursos naturais e desenvolvimento social, principalmente na região do Médio Solimões, no estado do Amazonas.

Os objetivos do IDSM incluem a aplicação da ação de ciência, tecnologia e inovação na adoção de estratégias e políticas públicas de conservação e uso sustentável da biodiversidade da Amazônia.

 

Pesca controlada do pirarucu no lago Mamirauá
Foto: Bernardo Oliveira

 

Também abrangem a construção e a consolidação de modelos para o desenvolvimento econômico e social de pequenas comunidades ribeirinhas por meio do desenvolvimento de tecnologias socialmente e ambientalmente adequadas.

O pedido da homenagem é de senador Eduardo Braga (MDB-AM).

Fonte: Agência Senado

 

Foto: Divulgação/Instituto Mamirauá/Gabriela Schuck