Manacapuru: operação prende servidores por desvio de dinheiro público
Desvio de recurso repassados a conselhos e associações de pais e mestres de escolas municipais, além de lavagem de dinheiro e outros crimes.

Da Redação do BNC Amazonas
Publicado em: 24/08/2023 às 15:16 | Atualizado em: 24/08/2023 às 15:16
A operação Compadrio, do MP-AM, cumpriu seis mandados de prisão temporária e seis de busca e apreensão contra um grupo de servidores públicos e seus familiares que desviaram recursos do município de Manacapuru.
Também foi feita a apreensão e bloqueio de bens e valores que somam R$ 4,3 milhões dos envolvidos, conforme ordem da Justiça de Manacapuru.
Ainda como consequência, o juízo local determinou o afastamento das funções públicas de dois servidores da prefeitura suspeitos de comandar o esquema.
De acordo com o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e a Promotoria de Justiça de Manacapuru, que comandaram a operação, os servidores fizeram expressivo desvio de recurso repassados a conselhos e associações de pais e mestres de escolas municipais, além de lavagem de dinheiro e outros crimes.
Contudo, o MP não informou o valor desviado pelos servidores.
Segundo o comando da operação, os servidores municipais, seus familiares, além de outros particulares, desviavam recursos e transferiam para contas pessoais e de terceiros.
Leia mais
Estudantes denunciam ao MP estupros em escolas de Manacapuru
Apoio
Conforme o MP, as polícias Civil e Militar apoiaram a operação, assim como a Controladoria-Geral da União (CGU), que noticiou o provável emprego irregular de verbas municipais.
O nome da operação, Compadrio, é uma alusão à prática de condutas que privilegiam amigos e parentes ilegalmente.
Foto: divulgação/MP