Mayra quer campanha de conscientização sobre depressão infanto-juvenil
"Depressão nessa fase pode aumentar o risco de transtornos mentais na vida adulta"

Mariane Veiga
Publicado em: 20/12/2023 às 17:27 | Atualizado em: 21/12/2023 às 09:42
A deputada estadual Mayra Dias (Avante) propôs ao Governo do Amazonas uma campanha de conscientização sobre depressão em crianças e adolescentes. Para a parlamentar, é uma questão de saúde pública que requer atenção imediata.
Conforme a deputada, a depressão em crianças e adolescentes é uma preocupação séria, impactando o desenvolvimento físico, cognitivo, emocional e social. Mayra afirmou que o problema pode resultar em baixo rendimento escolar, isolamento social, comportamentos de risco, abuso de substâncias, automutilação e até suicídio.
Além disso, a depressão nessa fase pode aumentar o risco de transtornos mentais na vida adulta, afirmou a deputada.
Ela apresentou ao governo números da Organização Mundial da Saúde (OMS) que afirmam que a depressão é a principal causa de incapacidade global, afetando mais de 300 milhões de pessoas, incluindo cerca de 10% de crianças e adolescentes.
A campanha proposta seria em outubro, alinhada com o Dia Mundial da Saúde Mental, no dia 10.
De acordo com a deputada, sua iniciativa quer promover prevenção, diagnóstico precoce e tratamento adequado.
“A campanha também quer estimular o desenvolvimento de políticas públicas e programas de assistência integral à saúde mental da população”.
Em suma, Mayra afirmou que seu objetivo com a campanha é integrar secretarias estaduais, conselhos de profissionais, universidades, ongs e demais entidades ligadas à saúde mental infantojuvenil. “O objetivo é realizar ações educativas, culturais, artísticas e científicas, abordando de maneira abrangente o tema da depressão nessa faixa etária”.
Leia mais
Mayra Dias quer melhorar saúde mental em Barreirinha com Caps
Na terra da infância
Ao retornar a Nova Olinda do Norte, município onde viveu sua infância e parte da adolescência, para comemorar o aniversário de 68 anos da cidade, Mayra destacou ações em prol do município que fica a 135 quilômetros de Manaus.
No primeiro ano de mandato, a deputada pediu ao Governo do Estado a instalação de restaurante do programa social Prato Cheio, que vende refeições a R$ 1.
A instalação de unidades do Programa de Esporte e Lazer na Capital e no Interior (Pelci) e do Pronto-Atendimento ao Cidadão (PAC) também foram indicações ao governo.
“Entre os benefícios que a implantação do PAC poderia trazer para a população do município destacam-se a melhoria na qualidade e acesso a serviços de saúde, educação, assistência social, jurídicos e outros”.
Na ALE-AM, a deputada pediu obras para recuperar a infraestrutura, hoje deixada em situação precária pela prefeitura. Conforme Mayra, a a situação das ruas compromete a segurança, mobilidade e qualidade de vida dos cidadãos.
Ademais, a deputada pediu recuperação da rodovia AM-254, totalmente asfaltada em 2016 pelo governador José Melo, e hoje com sérios problemas por falta de manutenção da prefeitura.
Foto: Tadeu Rocha/divulgação