Ministro mantĂ©m Força Nacional em terra indĂgena em Roraima
AlĂ©m de proteĂ§Ă£o a indĂgenas isolados, a unidade militar tambĂ©m dĂ¡ segurança a servidores da Funai

Publicado em: 31/03/2023 Ă s 13:35 | Atualizado em: 31/03/2023 Ă s 13:52
O ministro da Justiça e Segurança PĂºblica, FlĂ¡vio Dino, estendeu por mais 60 dias o uso da Força Nacional na Terra IndĂgena (TI) Pirititi, em Roraima.
A medida, publicado no DiĂ¡rio Oficial da UniĂ£o (DOU) da Ăºltima quinta-feira (30), tem o objetivo de apoiar as ações da FundaĂ§Ă£o Nacional dos Povos IndĂgenas (Funai) de proteĂ§Ă£o da etnia chamada de piruichichi (piriti) ou tiquirĂ¡, que vive isolada.
Desta forma, os agentes permanecerĂ£o no local atĂ© dia 29 de maio.
É a segunda vez que o governo prorroga o uso da Força na TI. Os agentes tambĂ©m garantem a integridade fĂsica dos servidores da Funai.
A Ă¡rea de 43 mil hectares, Ă© localizada no municĂpio de RorainĂ³polis e ainda nĂ£o foi demarcada pela Funai. Assim, ainda nĂ£o hĂ¡ reconhecimento pelo governo federal como terra da UniĂ£o destinada a uso exclusivo indĂgena.
A regiĂ£o Ă© protegida, ainda, por uma portaria de 2012 do Ă³rgĂ£o que restringe a entrada, locomoĂ§Ă£o e permanĂªncia de nĂ£o-indĂgenas no local.
Leia mais na matéria de Ândrea Malcher no Correio Braziliense
Leia mais
Viatura do Governo de Roraima persegue e atropela lĂder indĂgena
Foto: Felipe Werneck/Ibama