O Ministério Público do Amazonas (MP-AM), através da 51º Promotoria de Justiça e da 81ª Promotoria de Justiça Especializada na Defesa do Consumidor, realizou uma reunião técnica na manhã desta segunda-feira (27/3), com a Amazonas Energia para esclarecer possíveis problemas de instalação e troca de medidores de energia que possam resultar em leitura e faturamento incorreto do consumo residencial.
O evento aconteceu na sede do MPAM, no auditório Gebes de Mello Medeiros, localizado no bairro Nova Esperança, em Manaus.
A Promotora de Justiça Sheyla Andrade dos Santos afirmou que o objetivo da reunião foi permitir que a concessionária demonstrasse o funcionamento dos medidores modelo SMC e quais são os possíveis benefícios da sua instalação, especialmente no combate a fraudes.
Leia mais
O Procon-AM e o Ipem-AM também participaram do evento, visto que são órgãos que auxiliam o MP-AM na investigação do Inquérito Civil em andamento.
Após a análise da recomendação enviada ao diretor-presidente da Amazonas Distribuidora de Energia S/A sobre a divulgação de informações claras para a população, o MP fará uma visita técnica para verificar o funcionamento dos medidores e demais informações relevantes para a evolução da investigação.
O gestor do Departamento de Medição da Amazonas Energia, José Augusto Norah Bastos, destacou a importância da reunião para esclarecer a sociedade e órgãos públicos de que os medidores utilizados pela empresa são garantidos pelo Inmetro e homologados pelos órgãos competentes.
Com informações do MP-AM
Foto: divulgação