Nejmi Aziz propõe ampliar exame preventivo do câncer uterino
No “Março Lilás” de 2021, a deputada protocolou seu projeto na ALE-AM que visa assegurar a realização do exame de conização

Aguinaldo Rodrigues
Publicado em: 03/02/2022 às 19:57 | Atualizado em: 03/02/2022 às 19:57
A deputada Nejmi Aziz (PSD) está propondo ao Governo do Amazonas a ampliar exames preventivos do câncer uterino. Ela já protocolou na Assembleia Legislativa (ALE-AM) o Projeto de Lei nº 128/2021, que visa, assegurar a realização do exame de conização.
Esse procedimento consiste em fazer uma pequena cirurgia na qual um pedaço do colo do útero, em forma de cone, é retirado para fazer uma biópsia e confirmar ou não, o diagnóstico de câncer.
Desde que assumiu como deputada estadual, Nejmi Aziz defendeu e destacou a importância e a necessidade da realização deste exame em hospitais públicos de atenção à saúde da mulher.
A deputada lembra que “na região Norte, a incidência de câncer de colo de útero é a maior do Brasil, e o exame de conização é um fator decisivo para o melhor prognóstico”.
Mês da mulher
No mês dedicado à saúde da mulher, o “Março Lilás” de 2021, a deputada protocolou seu projeto na ALE-AM que visa assegurar a realização do exame de conização, mediante diagnóstico precoce, para evitar e/ou reduzir a mortalidade de mulheres pela doença.
Na proposta, a parlamentar também propôs a ampliação deste procedimento para os municípios de Itacoatiara (distante 176 km de Manaus em linha reta), Manacapuru (84 km), Parintins (369 km), Tabatinga (1.108 km) e Tefé (523 km).
No mesmo mês, o governador Wilson Lima (PSC), recebeu a deputada na sede do governo, para discutir a ampliação da política de prevenção do câncer de colo de útero no Amazonas. Na ocasião, o governador assinalou positivamente para a ampliação da conização na rede de saúde, prometendo estender o serviço na capital e implantar a conização nos municípios.
“Delphina Aziz”
Recentemente, com a ampliação da capacidade de realização da conização, o estado também implantou uma nova unidade hospitalar de referência para o procedimento, desta vez, no Hospital Delphina Aziz, que também fará a coleta de biópsias da mama, descentralizando da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), onde antes, o procedimento era feito exclusivamente.
Foto: Alexsander Alves