A Prefeitura de Manaus informou, nesta terça-feira (5), que serão instalados brevemente um sistema de bilhetagem digital e on-line nos ônibus.
Com isso, o usuário do transporte público poderá pagar a passagem por meio virtual, usando o celular (Android ou iOS).
Além disso, poderá usar para adquirir recargas de créditos de passagens pagando via QR-code e validar e gerenciar esses créditos, tudo pelo celular.
Dessa forma, após a conclusão do sistema, a cobrança da passagem no ônibus será diretamente nos validadores.
Ao eliminar o cobrador, ao mesmo tempo diminui a circulação de dinheiro. Conforme a prefeitura, isso vai dar segurança aos usuários e motoristas, constantes vítimas de assaltos.
Manaus é a 10ª capital do país a receber essa solução de bilhetagem eletrônica , conforme a prefeitura.
Com a implantação e modernização da bilhetagem, os usuários ainda poderão utilizar uma “carteira digital” que será gerenciada por meio do aplicativo “Cadê meu Ônibus” e a conta abastecida com crédito e o pagamento da passagem realizada por QR-code ou aproximação.
Outra novidade será a possibilidade de fazer recargas dos cartões Passa Fácil, via pix, assim como a validação instantânea dos créditos.
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Os usuários de transporte ainda terão a opção de fazer recarga a bordo com o uso de cartão de crédito ou débito, por aproximação, direto nos validadores.
Para otimizar o sistema, será intensificada a biometria facial para evitar fraude no uso dos cartões com benefícios de Passe Livre, estudantil de meia-passagem e gratuidade.
Uma máquina fotográfica de alta resolução identifica o rosto do portador do cartão, evitando fraudes.
Aplicativo
As vantagens do novo sistema ultrapassam a bilhetagem do transporte coletivo de Manaus, que atende 580 mil passageiros diariamente.
A comunicação do GPS que transita com os validadores e que já estão em circulação nos ônibus possui tecnologia e resposta para o Cadê meu Ônibus.
Este é o aplicativo que possui mais de 350 mil usuários ativos e que auxilia na busca por linhas, notifica quanto tempo falta para o ônibus chegar e faz planejamento de rotas.
O app também está recebendo atualizações do sistema e em breve estará com todas as opções de compra e carteira digital disponíveis.
Foto: divulgação/Semcom