Operadora divulga bairros de Manaus onde 5G já está ativado

Nova tecnologia cobrirá 38 bairros na capital, beneficiando cerca de 32% da população

Mariane Veiga

Publicado em: 07/10/2022 às 10:29 | Atualizado em: 07/10/2022 às 10:36

A operadora de telefonía e internet Tim anunciou a ativação da primeira rede 5G Standalone em Manaus nesta quinta-feira (6). Conforme a empresa, 38 bairros estão atendidos, chegando a 32% da população.

A liberação oficial da frequência de 3,5 GHz foi pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

O início da operação na capital já supera o número mínimo de estações exigido pelas normas do leilão 5G, di a Tim.

Segundo ela, a infraestrutura está pronta para disponibilizar a tecnologia em 38 bairros, o que corresponde a cobertura de cerca de 32% da população da capital (lista completa abaixo).

De acordo com a operadora, em breve a nova rede será expandida para outras áreas da cidade, conforme evolução da demanda do mercado e cronograma da Anatel.

Além da chegada do 5G em Manaus, a operadora também está à frente na cobertura 4G e o objetivo é cobrir 100% dos municípios até 2023.

As demais cidades do Amazonas terão o 5G ativado de acordo com o cronograma estabelecido pela Anatel, informou sua assessoria de comunicação.

Leia mais

Operadoras sem licença, 5G chega a Manaus no pinga-pinga

Presença no país

Desde o início de julho, a Tim vem ativando comercialmente o 5G em capitais brasileiras, de acordo com o cronograma estabelecido pela Anatel.

Brasília foi a primeira a receber o serviço. Nesta sexta-feira, além de Manaus, mais quatro capitais terão o serviço ativado: Belém (PA), Porto Velho (RO), Macapá (AP) e Rio Branco (AC), totalizando todas as 27 capitais brasileiras com o 5G Standalone.

As demais cidades dos estados também terão o 5G ativado conforme o cronograma do órgão regulador.

Tim no Amazonas

A chegada do 5G consolida uma série de inovações feitas pela operadora no estado.

Para expandir a rede na região, uma das iniciativas da companhia é o projeto Sky Coverage.

A Tim encontrou no céu a solução que buscava para estender sua rede de quarta geração de serviços móveis (4G) aos amazonenses e garantir mais inclusão social.

Desde 2021, a empresa está usando a energia do sol e a cobertura de satélite artificial para viabilizar o projeto de colocar torres de celular nos lugares mais distantes, mesmo onde não há infraestrutura física de rede elétrica ou de ou de telecomunicações.   

Batizado de Sky Coverage, o projeto já chegou em 25 localidades do Amazonas desde o lançamento.

Para este ano, a meta é contemplar mais cinco localidades, em quatro cidades.

Graciela Berlezi, diretora de vendas da Tim na região Norte, disse que o Amazonas tem papel estratégico para a operadora. E citou os investimentos feitos no estado.

“A cada ano, consolidamos nossa presença e liderança na região. Temos investido em infraestrutura de rede, tecnologia e inovação para garantir que nossos clientes tenham a melhor experiência com nossos serviços. E, agora, chegamos com mais uma revolução, com todas as vantagens do 5G. A nova tecnologia, sem dúvidas, será um diferencial na sociedade, não só o dia a dia das pessoas, mas também a economia do país,”, afirmou.

Novas possibilidades e experiências

Para navegar na rede 5G da Tim, não será necessário trocar de chip.

Basta ter um smartphone compatível com a nova tecnologia.

Os clientes pós-pagos contam com um pacote para “turbinar” os planos com mais 50 GB de internet, já disponível para ativação nos canais de atendimento da operadora. 

Quem aderir à oferta em até três meses terá gratuidade no uso do pacote por um ano.

Esse booster 5G oferece também navegação ilimitada no Twitch, serviço de streaming de competições de eSports, e evoluirá ao longo dos próximos meses, com mais conteúdos de jogos eletrônicos em parceria a AWG Games – plataforma responsável por títulos como Fortnite e GTA V – e outras soluções. 

Com velocidades de navegação que podem alcançar a ordem dos gigabites por segundo, até cem vezes mais veloz que a rede 4G, o consumidor poderá, por exemplo, fazer o download de um filme completo em segundos.

Quem trabalha em home office vai conseguir baixar e enviar documentos pesados quase que instantaneamente e profissionais que utilizam nuvem ou precisam enviar grandes volumes de dados terão mais agilidade e rapidez nas transferências. 

Outra grande vantagem do 5G é suportar mais acessos simultâneos, podendo conectar milhares de dispositivos por quilômetro quadrado ao mesmo tempo e com qualidade de navegação.

Bairros de Manaus com 5G

Educandos

Presidente Vargas

Japiim

Dom Pedro I

Planalto

Morro Da Liberdade

Cachoeirinha

Santa Luzia

Da Paz

Alvorada

Petrópolis

Flores

São Francisco

Nossa Senhora Das Graças

Nossa Senhora Aparecida

Raiz

Cidade Nova

Nova Esperança

São José Operário

Glória

Lírio Do Vale

Vila Da Prata

Aleixo

Zumbi Dos Palmares

São Geraldo

Colônia Santo Antônio

São Raimundo

Santo Antônio

Compensa

Ponta Negra

São Jorge

Centro

Redenção

Praça 14 De Janeiro

Parque 10 De Novembro

Chapada

Santo Agostinho

Adrianópolis

Foto: divulgação