‘PL da devastação’: ‘boiada’ dos deputados é repudiada por ambientalistas

Projeto de lei gera alertas sobre riscos de novos desastres

Publicado em: 17/07/2025 às 18:06 | Atualizado em: 17/07/2025 às 18:06

O projeto de lei, que obteve aprovação da câmara dos deputados nesta quinta-feira (17), gerou indignação entre os ambientalistas, que ressaltam que a medida compromete as normas de proteção ambiental e torna mais difícil a prevenção de danos.

A pesquisadora Muriel Saragoussi afirmou que a aprovação foi uma “irresponsabilidade” por parte dos deputados e que os parlamentares não consideraram os mais pobres, que serão os primeiros a enfrentar as consequências.

“Eles estão pensando só nos empresários que financiam eles, pensando em pouquíssimas pessoas que são ricas e tem esses investimentos à margem da legalidade”.

Já a especialista em políticas públicas do Greenpeace Brasil, Gabriela Nepomuceno, afirma que os parlamentares “estão mais preocupados em destruir do que aprimorar a legislação ambiental”.

Para André Guimarães, diretor do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam), é curioso aprovar uma legislação que diz simplificar, mas na verdade deixa o processo de licença ambiental no Brasil menos claro e mais perigoso para o meio ambiente, especialmente à véspera da COP-30.

Diante das críticas, grupos ambientalistas pedem que o presidente Lula vete totalmente o texto aprovado, por ser inconstitucional e irresponsável. 

Saiba mais no A Crítica

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil