Prefeitura relança “Manôbike”, agora com bicicletas elétricas e patinetes
De acordo com o novo edital, a exploração é de serviço de compartilhamento de veículos

Publicado em: 14/07/2020 às 17:20 | Atualizado em: 14/07/2020 às 17:20
A Prefeitura de Manaus divulgou hoje (14) que finaliza edital para contratar empresa para administrar o sistema de bicicletas compartilhadas, o “Manôbike”. Como novidade, a inclusão de bikes elétricas, patinetes e veículos similares.
Em Manaus, o sistema que é sucesso em várias partes do mundo foi implantado pelo prefeito Arthur Virgílio Neto (PSDB) em 2016. Desde então, a região central da capital ganhou inéditas ciclorrotas. Sobretudo com sinalização horizontal e vertical que garante segurança aos ciclistas.
“Percebemos a conscientização da população de usar a bicicleta como veículo sustentável e de lazer. Já havíamos incluído nas rotas do projeto os terminais de integração. A previsão é que o sistema seja ainda mais integrado com o transporte coletivo e busque universalizar o uso dos veículos compartilhados na capital”, disse o diretor do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), Cláudio Guenka.
De acordo com o novo edital, a exploração é de serviço de compartilhamento de veículos. Sobretudo de propulsão humana e equipamento de mobilidade individual autopropelidos ou cicloelétricos, por meio de empresa credenciada por 12 meses.
Uma minuta do edital está preparada, aguardando revisão técnica e jurídica para o lançamento.
Foto: Alex Pazullo/Semcom
Leia mais
Governo diz que subsídios fiscais em 2019, incluindo ZFM, cresceram 9,8%