Professor da Ufam é nomeado novo diretor do Inpa

Henrique dos Santos Pereira é agrônomo, com mestrado em ecologia pelo Inpa e doutorado em ecologia na Pennsilvania State University

Ferreira Gabriel

Publicado em: 16/11/2023 às 18:55 | Atualizado em: 16/11/2023 às 19:03

O professor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) Henrique dos Santos Pereira vai tomar posse como novo diretor do Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (Inpa).

A nomeação foi publicada no diário oficial da União desta quinta-feira (16).

Pereira é professor titular do Departamento de Ciências Fundamentais e Desenvolvimento Agrícola da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e assessor especial de relações internacionais.

Ele tem experiência em gestão de órgão como superintendente estadual do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), no período de 2003 a 2009.

A escolha de Pereira se deu a partir de processo de seleção para diretor do Inpa conduzida por uma comissão de busca, nomeada pelo ministério, que envia uma lista tríplice para a ministra indicar o escolhido.

Além de Pereira, participaram da seleção o pesquisador do Inpa Carlos Cleomir Pinheiro e o pesquisador aposentado e gerente científico do Programa de Grande Escala da Biosfera-Atmosfera da Amazônia, no Inpa, Bruce Forsberg.

“Ainda não há uma data definida para a posse de Henrique, que ocorrerá após a publicação da portaria de cessão, já que o professor é servidor da Ufam. Até a posse, a coordenadora-geral de Planejamento, Administração e Gestão e diretora substituta, a pesquisadora Hillandia Brandão, fica à frente da gestão do Inpa. Nos demais cargos e funções não houve alteração, por enquanto”, diz nota do Inpa.

Leia mais

Candidato à direção do Inpa é denunciado ao MPF; escolha na reta final

Cientistas do Inpa e SBPC repudiam ‘injúria’ a professor da Ufam

Governo abre mais de 800 vagas em concursos que incluem Inpa

Perfil

Henrique dos Santos Pereira é agrônomo, com mestrado em ecologia pelo Inpa e doutorado em ecologia na Pennsilvania State University.

Tem experiência na área de Agronomia e Ciências Ambientais, atuando principalmente nos temas sobre gestão ambiental pública, manejo de recursos naturais de uso coletivo, áreas protegidas, agricultura familiar e comunidades tradicionais.

É docente e pesquisador convidado do programa de pós-graduação mestrado profissional em gestão de áreas protegidas da Amazônia e docente convidado da Universidade de Cabo Verde, além de membro titular da Academia Brasileira de Ciência Agronômica.

Foto: Divulgação