Residenciais do Amazonas escolhidos para prêmio do Minha Casa, Minha Vida

Cinco conjuntos do programa Amazonas meu Lar, em Manaus, foram selecionados em premiação nacional do Minha Casa, Minha Vida

Da Redação do BNC Amazonas

Publicado em: 29/01/2026 às 20:48 | Atualizado em: 29/01/2026 às 20:57

Cinco empreendimentos habitacionais do programa Amazonas meu Lar, do Governo do Estado, foram selecionados para a premiação do Minha Casa, Minha Vida, promovida pelo Ministério das Cidades.

O reconhecimento é voltado a projetos financiados pelo programa federal que se destacam em qualidade urbanística, sustentabilidade e integração com a malha urbana.

A seleção consta na Portaria 98, publicada no diário oficial da União desta quinta-feira (29 de janeiro).

Investimento federal e execução estadual

Os residenciais Petrópolis, Novo Aleixo, Tarumã, Compensa e Alvorada, todos em Manaus, foram classificados na categoria I – Qualidade urbanística.

O critério avalia empreendimentos implantados em áreas urbanas consolidadas, com acesso a infraestrutura existente, equipamentos públicos e oferta de serviços.

As obras são executadas pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) e viabilizadas com recursos do governo federal, por meio do programa Minha Casa, Minha Vida, utilizando o Fundo de Arrendamento Residencial (FAR), operacionalizado pela Caixa Econômica.

O Governo do Amazonas participa com contrapartida financeira e com a doação dos terrenos onde os empreendimentos estão sendo construídos, por meio do Amazonas meu Lar.

Ao todo, os cinco residenciais vão ofertar 576 unidades habitacionais destinadas a famílias em situação de vulnerabilidade social.

Leia mais

Prefeito anuncia entrega de residencial do Minha Casa, Minha Vida neste ano

Andamento dos empreendimentos

Os residenciais Novo Aleixo, Petrópolis e Compensa já estão em construção, somando 336 apartamentos. Os conjuntos Tarumã e Alvorada, que totalizam 240 unidades, estão contratados e devem iniciar as obras em breve.

Os empreendimentos seguem o padrão do programa habitacional federal, com apartamentos de dois quartos, sala, cozinha com lavanderia e banheiro, além de áreas comuns como playground, bicicletário, biblioteca, estação de tratamento de esgoto e estacionamento.

Público atendido e subsídio habitacional

As unidades são destinadas a famílias da faixa 1 do Amazonas meu Lar, com renda bruta mensal de até R$ 2.850, conforme os critérios de prioridade do programa.

Além da construção de moradias, o programa estadual também oferece o Subsídio Entrada do meu Lar, que auxilia no pagamento da entrada para financiamento pelo Minha Casa, Minha Vida. A modalidade já beneficiou mais de 2,2 mil famílias.

Balanço

O Amazonas meu Lar integra as políticas de habitação e regularização fundiária do Governo do Amazonas. A meta é atender 33 mil famílias com títulos definitivos de imóveis e 24 mil com soluções de moradia.

Até o momento, 29.581 famílias já foram beneficiadas, sendo 20.831 com regularização fundiária e 8.750 com soluções habitacionais, indenizações ou bônus moradia. O volume de investimentos já ultrapassa R$ 476,2 milhões, com recursos estaduais e federais.

Atualmente, 296 unidades habitacionais já foram entregues e cerca de 1,4 mil estão em construção na capital e no interior do estado.

Foto: Paula Pessoa/Secom