TRE-AM define nova eleição em Caapiranga, Antônio Lima está fora

Publicado em: 20/02/2019 às 12:06 | Atualizado em: 20/02/2019 às 12:16
Aguinaldo Rodrigues, da Redação
O colegiado do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) definiu a resolução que estabelece o calendário e outras providências para a escolha de novo prefeito e vice para a cidade de Caapiranga (a 134 quilômetros de Manaus).
A data da eleição é 7 de abril próximo. Partidos e coligações têm até 8 de março para pedir o registro de candidatos. Caso isso não ocorra, os próprios candidatos podem fazer em até 48 horas depois que o TRE divulgar a lista de registrados.
Quem for disputar o pleito vai ter menos de um mês para fazer campanha. A autorização para propaganda é a partir de 9 de março.
Até o dia 26 de abril é o prazo para diplomação dos eleitos, conforme resolução do TRE para o mandato tampão em Caapiranga.
O TRE-AM deve publicar nos próximos dias a resolução que receber parecer favoravél do relator, o desembargador eleitoral Marco Antônio Costa neste dia 19.
Leia mais
Prefeito e vice são cassados no TSE e Caapiranga vai às urnas
Cassação em 2018
Por decisão final do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em novembro de 2018, por unanimidade, o prefeito e seu vice, Antônio Ferreira Lima e Moisés da Costa Filho, ambos do MDB, eleitos em 2016, foram cassados em novembro de 2018.
Essa decisão ratificou a que já havia sido tomada pelo TRE-AM.
A dupla medebista já estava afastada da prefeitura desde janeiro de 2018, por decisão da câmara municipal.
Lima já era inelegível desde a campanha de 2016, por ter sido condenado em sentença dos tribunais de contas por improbidade administrativa de mandato anterior na prefeitura.
Na publicação do acórdão, o TSE autorizou o tribunal regional a realizar nova eleição para o complemento do mandato, que vai até 2020.
Lima e Costa Filho estão fora dessa disputa. O tribunal superior os deixou inelegíveis pelos próximos oito anos.
Foto: Reprodução/internet