Wilson Lima expande programa ‘Vida no Trânsito’ para o interior do AM

Governador Wilson Lima também entregou computadores para dez municípios implantarem projeto do Ministério da Saúde

Advogados dizem que acusações contra Wilson são sem fundamento

Mariane Veiga

Publicado em: 23/07/2020 às 15:39 | Atualizado em: 23/07/2020 às 15:52

O governador Wilson Lima entregou, nesta quinta (23), por meio da Fundação de Vigilância em Saúde do  Amazonas (FVS-AM), veículos do tipo pick-up e computadores para dez municípios do interior, onde o programa federal “Vida no Trânsito” será implantado.

Com a entrega dos itens, o Governo do Estado garante a descentralização do projeto, focado na vigilância e prevenção de lesões e mortes no trânsito.

Os dez municípios contemplados são: Boca do Acre, Coari, Itacoatiara, Humaitá, Manacapuru, Parintins, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, Tabatinga e Tefé.

“Esse material que a gente está entregando é resultado de um convênio com o Governo Federal, ou seja, esses recursos são do Governo Federal e aqui no estado do Amazonas esse programa de prevenção de acidentes no trânsito ele é tocado pela FVS em parceria com a SSP (Secretaria de Segurança Pública) e também em parceria com a Seduc (Secretaria de Educação)”, explicou o governador.

Cada prefeitura contemplada está recebendo um veículo e um computador para apoiar nas atividades de conscientização no trânsito.

De acordo com Wilson Lima, nos últimos meses o governo concentrou esforços no combate ao novo coronavírus, mas sem descuidar de outras questões de saúde pública.

“Essas entregas são importantes para reforçar o trabalho que já é realizado pelas prefeituras de conscientização no trânsito”, reforçou.

 

Reforço

Segundo a FVS, os dez municípios que receberão o programa “Vida no Trânsito” concentraram, nos últimos cinco anos, 25% dos acidentes registrados no estado e 17% dos óbitos no trânsito.

“O estado do Amazonas, ao longo dos últimos cinco anos, tem registrado cerca de 400 óbitos, em média, por ano. Essa é uma situação grave, essa é uma epidemia, uma epidemia de vítimas no trânsito. Então, é necessário que nós pensemos nessa situação como um problema de saúde pública”, frisou a diretora-presidente da FVS-AM, Rosemary Pinto.

O prefeito de Itacoatiara, Antônio Peixoto, destacou a determinação do governador Wilson Lima de descentralizar o programa “Vida no Trânsito” para o interior.

“Na sua visão de defender a população, ele imaginou que este programa não deveria ficar apenas só na capital, como é feito na maioria dos outros estados, mas descentralizá-lo para, principalmente, a região metropolitana, os municípios polos e para os municípios que apresentaram maior incidência no trânsito”, disse o prefeito.

Também acompanharam a solenidade de entrega o prefeito de Parintins, Bi Garcia, e representantes das demais prefeituras.

 

‘Vida no Trânsito’

O programa Vida no Trânsito é uma iniciativa do Ministério da Saúde voltada para a vigilância e prevenção de lesões e mortes no trânsito e promoção da saúde.

As ações incluem, entre outras atividades, palestras educativas em escolas e instituições para fortalecer as políticas de conscientização quanto ao consumo de bebida alcoólica e velocidade excessiva/inadequada.

O desenvolvimento de programas e projetos de intervenção priorizam fatores de risco e grupos mais vulneráveis.

 

Leia mais

Wilson amplia até dezembro auxílio para famílias da Monte Horebe

 

 

Foto: BNC Amazonas