Além de Wilson Lima, mais 10 governadores disputam novo cargo

Nas capitais, assim como fez David Almeida, 10 prefeitos renunciaram

OAB-AM terá que se curvar a Wilson Lima

Da Redação do BNC Amazonas

Publicado em: 06/04/2026 às 08:24 | Atualizado em: 06/04/2026 às 08:24

No último sábado (4 de abril), 11 governadores e 10 prefeitos de capitais brasileiras renunciaram aos seus mandatos para disputar as eleições de outubro. Entre eles estão o governador do Amazonas, Wilson Lima (União), e o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante).

A decisão cumpre o prazo legal de desincompatibilização exigido para ocupantes do Executivo que pretendem concorrer a outros cargos.

Além de Lima, outros dez governadores deixaram seus postos para disputar as eleições de outubro. Entre eles, dois nomes aparecem com pretensões à Presidência da República: Ronaldo Caiado (PSD) e Romeu Zema (Novo). A maioria dos demais deve buscar uma das 54 vagas em disputa no Senado.

Também renunciaram aos cargos Gladson Cameli (PP), Ibaneis Rocha (MDB), Renato Casagrande (PSB), Mauro Mendes (União), Helder Barbalho (MDB), João Azevêdo (PSB), Cláudio Castro (PL) e Antonio Denarium (Republicanos).

Leia mais

Xeque-mate da meia-noite: Wilson e Tadeu renunciam; Cidade é governador

Nas capitais, além de Almeida, outros prefeitos renunciaram para disputar o governo de seus estados. Entre eles estão Eduardo Paes (PSD), João Campos (PSB) e João Henrique Caldas (PSDB), Lorenzo Pazolini (Republicanos), Eduardo Braide (PSD), Cícero Lucena (MDB), Dr. Furlan (PSD), Tião Bocalom (PSDB) e Arthur Henrique (PL).

Enquanto alguns gestores deixam os cargos, governadores que disputarão a reeleição podem permanecer no posto, como Tarcísio de Freitas (Republicanos) e Jerônimo Rodrigues (PT).

Exceção

No Rio Grande do Norte, a governadora Fátima Bezerra (PT) desistiu de disputar o Senado após seu vice, Walter Alves (MDB), recusar-se a assumir o governo.

Saiba mais em Congresso em Foco.

Foto: Diego Peres/Secom