Amazonas tem 13 municĂpios em emergĂªncia com seca dos rios
De acordo com o MinistĂ©rio do Desenvolvimento Regional, apenas trĂªs municĂpios no estado estĂ£o em normalidade

AntĂ´nio Paulo, do BNC Amazonas em BrasĂlia
Publicado em: 25/09/2023 Ă s 18:45 | Atualizado em: 25/09/2023 Ă s 20:19
Treze municĂpios do Amazonas jĂ¡ tĂªm o decreto de situaĂ§Ă£o de emergĂªncia por causa da seca dos rios. No entanto, ainda estĂ£o em anĂ¡lise para homologaĂ§Ă£o do estado e reconhecimento do governo federal.
A informaĂ§Ă£o Ă© do MinistĂ©rio da IntegraĂ§Ă£o e do Desenvolvimento Regional.
AlĂ©m disso, hĂ¡ 16 municĂpios em estado de alerta, outros 30 em atenĂ§Ă£o e somente trĂªs cidades em situaĂ§Ă£o de normalidade: Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva (calha do mĂ©dio rio Amazonas) e ApuĂ (calha do rio Madeira).
Dessa forma, a situaĂ§Ă£o em que se encontram os municĂpios do Amazonas diante da severa estiagem de 2023 ocorre na vĂ©spera da reuniĂ£o dos governadores do Amazonas e RondĂ´nia com o governo federal, nesta terça (26)
A reuniĂ£o de Wilson Lima (AM) e Marcos Rocha (RO) e as respectivas bancadas de deputados e senadores serĂ¡ com os ministros Renan Filho (Transporte) e SĂlvio Costa Filho (Portos e Aeroportos).
De acordo com os governos estaduais, o encontro Ă© para tratar sobre a seca dos rios que pode reduzir a capacidade de transporte na regiĂ£o em 40%, em apenas duas semanas.
Acompanhamento
Em nota ao BNC Amazonas, o ministĂ©rio afirmou que acompanha as informações climatolĂ³gicas e hidrolĂ³gicas junto aos Ă³rgĂ£os. Realizando, assim, o alinhamento com as equipes tĂ©cnicas da Defesa Civil do estado do Amazonas.
Por outro lado, estĂ£o sendo realizadas reuniões de planejamento e orientaĂ§Ă£o junto aos municĂpios.
Ainda de acordo com o ministĂ©rio, a Secretaria Nacional de ProteĂ§Ă£o e Defesa Civil apoia os municĂpios com ações de resposta e atendimento Ă populaĂ§Ă£o. AlĂ©m dos processos de reconhecimento federal de situaĂ§Ă£o de emergĂªncia.
Leia mais
Governo Lula trata seca dos rios no AM e RO como emergencial
SituaĂ§Ă£o dos municĂpios
Em atenĂ§Ă£o
Calha do rio Purus: LĂ¡brea, TapauĂ¡, Beruri e Canutama;
Calha do rio Negro: Manaus, Novo AirĂ£o, SĂ£o Gabriel da Cachoeira, Santa Isabel do Rio Negro, Barcelos;
Calha do baixo rio Solimões: AnamĂ£, Anori, Caapiranga, Careiro, Careiro da VĂ¡rzea, CodajĂ¡s, Iranduba, Manacapuru, Manaquiri;
Calha do médio rio Amazonas: Itacoatiara, Silves, Itapiranga, Urucurituba, Autazes.
Calha do baixo rio Amazonas: Barreirinha, Boa Vista do Ramos, NhamundĂ¡, UrucarĂ¡, SĂ£o SebastiĂ£o do UatumĂ£, Parintins, MauĂ©s.
Em alerta
Calha do rio Purus: Boca do Acre, Pauini.
Calha do rio Madeira: HumaitĂ¡, ManicorĂ©, Novo AripuanĂ£, Nova Olinda do Norte, Borba;
Calha do rio JuruĂ¡: GuajarĂ¡, Carauari, JuruĂ¡;
Calha do alto rio Solimões: Tabatinga, Tonantins;
Calha do mĂ©dio rio Solimões: AlvarĂ£es, Fonte Boa, MaraĂ£, JapurĂ¡;
Em emergĂªncia
Calha do alto rio Solimões: Atalaia do Norte, Benjamin Constant, AmaturĂ¡, SĂ£o Paulo de Olivença, Santo AntĂ´nio do IĂ§Ă¡;
Calha do rio JuruĂ¡: Envira, Itamarati, EirunepĂ©, Ipixuna;
Calha do mĂ©dio rio Solimões: TefĂ©, Coari, JutaĂ, Uarini.
Leia mais
Dragagem
Ă€ AgĂªncia de Infraestrutura, a Marinha do Brasil informou que nĂ£o recebeu pedidos para fazer dragagem na regiĂ£o da foz do rio Madeira, no Amazonas.
Isso porque o assoreamento dessa regiĂ£o no rio Amazonas jĂ¡ estĂ¡ levando a restrições aos navios que fazem cabotagem atĂ© Manaus.
AlĂ©m disso, a Marinha informou que o Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) Ă© o Ă³rgĂ£o federal responsĂ¡vel pela dragagem. E que “atĂ© o presente momento a Capitania Fluvial da AmazĂ´nia Ocidental nĂ£o recebeu nenhum pedido de autorizaĂ§Ă£o para a mesma”.
Presença nos rios
A força armada informou ainda que, por meio das organizações militares, subordinadas ao Comando do 9º Distrito Naval, “encontra-se presente nos rios da AmazĂ´nia ocidental e cumpre suas atribuições legais(…).
Consequentemente, vem fiscalizando o cumprimento das normas que garantem uma navegaĂ§Ă£o sem acidentes, a salvaguarda da vida humana e a prevenĂ§Ă£o da poluiĂ§Ă£o hĂdrica”.
El Niño
HĂ¡ preocupaĂ§Ă£o com a intensidade do fenĂ´meno El Niño, que tem provocado seca intensa nos rios da margem direita do Amazonas.
Com isso, ameaçar a navegaĂ§Ă£o de cabotagem, que pode ser paralisada na regiĂ£o nos prĂ³ximos meses. A dragagem dessa regiĂ£o Ă© vista como medida fundamental, jĂ¡ que hoje Ă© o principal gargalo na navegaĂ§Ă£o pelo Amazonas.
Com informações da AgĂªncia Infra.
Foto: Baltazar Ferreira/ Semcom