Amazonino confirma construção de presídios em cinco municípios

Amazonino - construção de presídios estaduais

Israel Conte

Publicado em: 21/05/2018 às 12:46 | Atualizado em: 21/05/2018 às 17:16

O governador Amazonino Mendes (PDT) confirmou que, em pelo menos cinco municípios do interior, serão construídos presídios estaduais.

“Estamos fazendo penitenciárias com licitações e execuções nas cidades mais importantes. É um projeto normal, natural das coisas. [Vou fazer]em Parintins, Itacoatiara, Maués, Tefé e Eirunepé”, disse.

Ao falar das penitenciárias, porém, Amazonino não comentou sobre a construção de presídios federais no interior, proposta feita pela empresa Giuliani Security & Safety, do ex-prefeito de Nova York Rudolph Giuliani, contratada pelo Governo do Amazonas para prestar consultoria na área de segurança pública.

O Ministério Público do Amazonas (MP-AM) manifestou posição contrária em novembro de 2017, durante  audiência pública da Assembleia Legislativa (ALE-AM).

“Pardieiro”

Continuando sua fala sobre investimentos na segurança, o governador chamou a maioria das delegacias do interior de “pardieiro” e afirmou que todas serão reformadas e modernizadas.

“Todas [as delegacias do interior] serão recuperadas. É impossível você ter pardieiro. Como é que o policial via trabalhar? Isso sou contra. Eu deixei todas prontas, bonitas, modernas. Algumas ainda são admissíveis, mas a grande maioria, sobretudo no interior, é um desastre”, comentou.

Quando questionado se havia recursos em caixa para todas essas obras, Amazonino respondeu: “claro, o Amazonino trabalha. Disse que ia arrumar a casa e tá arrumando”.

As declarações foram dadas à imprensa na manhã desta segunda-feira, dia 10, durante a cerimônia de formatura de 215 policiais civis que concluíram Curso de Formação. O evento ocorreu no Centro de Convenções Vasco Vasques.

 

Foto: BNC