Bolsonaro é esperado hoje no Congresso para entregar texto do auxílio emergencial
Bolsonaro deposita na retomada do pagamento do auxílio as esperanças de melhora de sua avaliação pessoal pelos eleitores

Aguinaldo Rodrigues, da Redação do BNC Amazonas
Publicado em: 17/03/2021 às 11:14 | Atualizado em: 17/03/2021 às 11:30
O auxílio emergencial deve ser entregue em mãos por Bolsonaro em aceno a eleitorado. Com isso, o presidente irá pessoalmente ao Congresso Nacional entregar da Medida Provisória (MP).
Por isso, a expectativa é que o texto seja entregue ao Poder Legislativo nesta quarta-feira (17), conforme informação compartilhada via compartilhada via Hello You.
Por outro lado, o movimento é visto por integrantes da base aliada como um aceno do chefe do Poder Executivo ao eleitorado e uma tentativa de reverter a rejeição crescente enfrentada por ele.
Segundo apurou o Valor, Bolsonaro deposita na retomada do pagamento do auxílio as esperanças de melhora de sua avaliação pessoal pelos eleitores.
Sob o mesmo ponto de vista, a leitura de interlocutores do presidente é que ele pretende replicar o resgate de popularidade que ocorreu no ano passado quando o governo federal concedeu o benefício.
Leia mais
Congresso promulga PEC que libera pagamento do auxílio emergencial
Centrão dá recado pela mídia que pode “jogar Bolsonaro n’água”
Centrão
Ainda mais, a visita ao Congresso ocorrerá dias após ele oficializar a substituição de Eduardo Pazuello por Marcelo Queiroga no comando do Ministério da Saúde.
Como resultado, a indicação foi mal recebida por parlamentares do Centrão, que preferiam que o escolhido fosse o deputado doutor Luizinho (PP-RJ) após a recusa da cardiologista Ludhmila Hajjar.
Acima de tudo, com a visita ao Congresso para entregar a MP do auxílio, Bolsonaro pretende fazer um aceno de prestígio aos seus aliados do Poder Legislativo.
Por exemplo, entre eles, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), que chegou a elogiar Ludhmila publicamente antes de a médica recusar o convite do presidente por motivos técnicos.
Foto: Divulgação/Alan Santos/PR