Barroso vĂª risco na SaĂºde e suspende piso salarial para a enfermagem

DecisĂ£o vale atĂ© que se informe o impacto financeiro para os atendimentos e os riscos de demissões diante da implementaĂ§Ă£o do piso.

Barroso vĂª risco na SaĂºde e suspende piso salarial para a enfermagem

Da RedaĂ§Ă£o do BNC Amazonas

Publicado em: 04/09/2022 Ă s 11:39 | Atualizado em: 04/09/2022 Ă s 11:39

O ministro LuĂ­s Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu neste domingo (4) o piso salarial da enfermagem.

De acordo com o g1, a decisĂ£o vale atĂ© que se informe o impacto financeiro para os atendimentos e os riscos de demissões diante da implementaĂ§Ă£o do piso.

Desse modo, estados, municĂ­pios, Ă³rgĂ£os do governo federal, conselhos e entidades da Ă¡rea da SaĂºde devem informa-lo em 60 dias e detalhadamente.

Sendo assim, nos prĂ³ximos dias, a decisĂ£o, que Ă© individual, os demais ministros do Supremo no plenĂ¡rio virtual irĂ£o fazer a anĂ¡lise da decisĂ£o.

Sobretudo, Barroso Ă© relator uma aĂ§Ă£o que a ConfederaĂ§Ă£o Nacional de SaĂºde, Hospitais e Estabelecimentos de Serviços (CNSaĂºde) apresentou e que defende que o piso Ă© insustentĂ¡vel.

Nesse sentido, diante dos dados jĂ¡ apresentados na aĂ§Ă£o, o ministro avaliou que hĂ¡ risco concreto de piora na prestaĂ§Ă£o do serviço de saĂºde.

Ou seja, principalmente nos hospitais pĂºblicos, Santas Casas e hospitais ligados ao SUS.

Isso porque as instituições indicaram a possibilidade de demissĂ£o em massa e de reduĂ§Ă£o da oferta de leitos.

Leia mais no g1.

Leia mais

Senadores do AM aprovam incluir piso da enfermagem na ConstituiĂ§Ă£o

Foto: Dorivan Marinho/sco-stf