Bolsonaro autoriza inclusão de novo programa social no orçamento 2021
Nesta terça, presidente Jair Bolsonaro proibiu que se fale em Renda Brasil no governo até o fim do mandato dele

Mariane Veiga
Publicado em: 16/09/2020 às 17:42 | Atualizado em: 16/09/2020 às 17:58
O senador Márcio Bittar (MDB-AC), relator do Orçamento da União para 2021, disse nesta quarta-feira (16) que foi autorizado pelo presidente Jair Bolsonaro a incluir despesas com um novo programa social em seu relatório.
Bittar teve uma reunião com o presidente no Palácio do Planalto e falou com a imprensa após o encontro.
Na terça-feira (15), Bolsonaro disse que estava proibido de se falar de Renda Brasil dentro do governo até o fim do mandato dele.
O Renda Brasil era o programa que o governo pretendia criar para substituir o Bolsa Família.
Leia mais
Governo Bolsonaro desiste do programa Renda Brasil
O presidente disse que estava desistindo do programa depois que a equipe econômica começou a defender cortes de outros benefícios para financiar o Renda Brasil.
De acordo com o secretário especial de Fazenda do Ministério da Economia, Waldery Rodrigues, estavam sendo estudadas alternativas como o congelamento de aposentadorias e pensões e a redução do Benefício de Prestação Continuada (BPC).
Conforme Bolsonaro, as medidas eram “devaneios” e ele não permitiria retirar dos “pobres para dar aos paupérrimos”.
O presidente disse ainda que mostraria um “cartão vermelho” a quem lhe apresentasse essa proposta.
Agora, o relator do Orçamento levanta novamente a proposta de criação de um novo programa social, para auxiliar a população de baixa renda após o fim do pagamento do auxílio emergencial, em dezembro, como era a ideia do Renda Brasil.
Dessa forma, o projeto do Orçamento detalha todas as receitas e despesas do governo para o ano e precisa ser aprovado pelo Congresso.
Segundo Bittar, o relatório será apresentado na semana que vem, já com as despesas previstas para o auxílio aos mais pobres.
Leia mais no G1.
Foto: Alan Santos/Presidência da República