Da redação
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou que quer botar um “ponto final” nos subsídios fiscais concedidos no Brasil.
A declaração aos jornalistas nesta quarta-feira, dia 15, no Palácio da Alvorada, ocorre em meio a discussão da alíquota do IPI dos concentrados da Zona Franca de Manaus (ZFM).
“O Brasil é o país dos subsídios; 4% do PIB vai para subsídios. Queremos botar um ponto final nisso aí”, disse o presidente, ao ser questionado sobre a proposta do deputado federal Silas Câmara (Republicanos), de isenção fiscal na conta de energia elétrica das igrejas.
Em seguida, Bolsonaro disse que tomará a decisão sobre os concentrados da ZFM semana que vem, mas apontou que o caminho a ser seguido é o da liberdade econômica, portanto, sem incentivos fiscais.
“Temos uma decisão semana que vem lá dos concentrados da Zona Franca de Manaus. Agora, o nosso caminho é a liberdade econômica, o livre mercado, é uma economia completamente diferente do que vinha sendo adotada pelos outros governos”, destacou.
Leia mais
Caso o governo federal mantenha a redução da alíquota de 10% para 4% do setor de concentrado de refrigerantes, grandes indústrias como a Coca-Cola e a Ambev, poderão deixar o Polo Industrial de Manaus.
A declaração do presidente já atemoriza a indústria que prevê desemprego em massa.
Foto: Isac Nóbrega/PR