Cassação do governador da matança no Rio pode chegar antes da prisão
Governador é acusado de abuso de poder político e econômico
Publicado em: 30/10/2025 às 20:48 | Atualizado em: 30/10/2025 às 20:49
O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), pode enfrentar a cassação do mandato antes mesmo de uma eventual prisão, caso o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) o condene por abuso de poder político e econômico nas eleições de 2022.
O julgamento, marcado para a próxima terça-feira (4), analisa o suposto uso de contratações irregulares no Ceperj para beneficiar sua campanha.
A decisão tem potencial de afastar Castro do cargo e torná-lo inelegível por oito anos, em meio à crescente pressão sobre seu governo por conta das operações policiais com alto número de mortes no estado.
O o julgamento também atinge o presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), Rodrigo Bacellar (União Brasil).
Os dois são acusados de participar de um esquema que teria usado contratações para empregar cabos eleitorais como servidores temporários.
Reportagens do UOL revelaram que milhares de pessoas foram contratadas sem transparência, e uma investigação do Ministério Público do Rio identificou saques em dinheiro vivo que somam R$ 248 milhões, feitos por beneficiários do programa.
Em maio de 2024, o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro absolveu Castro e Bacellar, mas o Ministério Público Eleitoral recorreu ao TSE.
O caso será relatado pela ministra Isabel Gallotti e julgado pelos ministros Cármen Lúcia, André Mendonça, Kassio Nunes Marques, Antonio Carlos Ferreira, Floriano de Azevedo Marques e Estela Aranha.
Leia mais em ICL Notícias.
Foto: Joédson Alves/Agência Brasil
