CGE e TCE-AM fazem acordo para controle social pelo diálogo com comunidades
O documento prevê reuniões promovidas pela CGE e pelo TCE em comunidades da capital e do interior do Estado

Publicado em: 13/03/2020 às 19:18 | Atualizado em: 13/03/2020 às 19:44
A Controladoria-Geral do Estado (CGE) e o Tribunal de Contas (TCE-AM) fazem acordo de cooperação técnica para o controle social por meio do diálogo com lideranças comunitárias da capital e do interior.
A parceria será oficializada na próxima segunda-feira, dia 16, na abertura do Ouvidoria Day – 2º Encontro Técnico de Controladorias e Ouvidorias do Amazonas, promovido pelo TCE.
Para o controlador-geral, Otávio Gomes, o acordo firmado aumenta para o cidadão a transparência nas ações governamentais.
“O trabalho conjunto entre o controle interno e o controle externo estadual garante ao cidadão a máxima transparência no fornecimento das informações públicas e atendem às determinações do governador do Amazonas, Wilson Lima, e do vice-governador, Carlos Almeida, quanto ao desenvolvimento de ferramentas que promovam a participação social”, disse.
Diálogo com a sociedade
O documento prevê reuniões promovidas pela CGE e pelo TCE em comunidades da capital e do interior do Estado com o objetivo de estreitar o diálogo com a sociedade e prestar auxílio quanto ao exercício da cidadania e da participação social.
Segundo o subcontrolador-geral da CGE, Rogério de Sá, os órgãos definirão os locais mais demandados no contexto social.
Dessa forma, realizarão visitas com escutas presenciais e também capacitação sobre as ferramentas de controle social disponibilizadas por ambas as instituições.
“O TCE é o órgão fiscalizador das ações do Governo do Estado e tem expertise nas ações de fomento ao controle social. Se o TCE e a CGE trabalharem juntos, representará mais transparência, mais abertura para a sociedade, que conhecerá melhor as instituições às quais pode recorrer”, explicou.
Leia mais
TCE esclarece contratação de terceirizada no hospital 28 de Agosto
Foto: Divulgação/TCE-AM