Com Zé Ricardo fora, PT agora aposta em Praciano ao Governo

PCdoB

Neuton Correa

Publicado em: 17/02/2018 às 13:23 | Atualizado em: 17/02/2018 às 13:23

A partir de hoje, o Partido dos Trabalhadores no Amazonas (PT-AM) já passa a considerar o ex-deputado federal Francisco Praciano como opção da sigla à disputa pelo Governo do Amazonas para as eleições de 2018.

Até este sábado, o ex-parlamentar era tratado como pré-candidato a senador, de acordo com decisões internas do partido tomadas no ano passado.

O nome de Praciano ao cargo foi cogitado na reunião do diretório estadual da legenda assim que o deputado estadual José Ricardo formalizou à cúpula petista, hoje, a decisão tomada no dia 31 de janeiro pela Mensagem, corrente interna do PT que lidera no Amazonas.

A decisão tira Zé Ricardo da disputa pelo Executivo, cargo que ele tentou no ano passado quanto obteve grande votação, ficando inclusive em segundo lugar na capital, e o coloca na corrida a uma das vagas de deputado federal.

Em sua fala, o petista explicou que pesou em sua decisão as condições de financiamento em uma disputa majoritária e o fato do PT nacional, este ano, não ter priorizado os cargos executivos, mas, sim, a conquista de uma grande bancada na Câmara dos Deputados.

Com essa explicação, o ex-senador João Pedro, que apresentou seu nome a deputado estadual, sugeriu que o PT-AM passe a considerar Praciano como candidato a governador.

“O nome do Praciano estava decidido (no PT) que seria candidato a senador, agora, com a decisão da corrente do Zé, ficou do Diretório encaminhar e passar a construir a candidatura”, disse João Pedro, após a reunião do partido.

Votos

Na última disputa eleitoral da qual participou, disputando vaga de senador, Praciano obteve mais de meio milhão de votos. Foram 549.748 votos. Na ocasião, ele perdeu a disputa para Omar Aziz (PSD), que ficou com 933.996 de votos.

 

Leia mais:

http://amazonas.bncamazonia.com.br/poder/petistas-dao-jose-ricardo-fora-disputa-pelo-governo-em-2018/

Foto: BNC